Em uma cerimônia, realizada no prédio da reitoria, nesta terça-feira (10), foi entregue o prêmio de R$ 3 mil ao projeto do Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF), do curso de Direito da UEM, vencedor da segunda edição do concurso Recepção Solidária, realizado durante a Calourada 2014 da UEM. Empatados em segundo lugar, os projetos dos cursos de Design (câmpus Cianorte) e Economia, receberam R$ 1 mil reais cada.

A proposta do projeto vencedor foi promover uma integração saudável entre veteranos e calouros, por meio de atividades como caminhada ecológica, ações no Lar Escola e Sociedade Protetora dos Animais, apresentações culturais, e campanha de doação de sangue e roupas.

Na cerimônia de entrega da premiação, a reitora em exercício, Neusa Altoé, parabenizou os alunos pela iniciativa. “Esperamos que, a cada ano, esse exemplo seja seguido e que possamos receber cada vez melhor os nossos novos alunos”, disse. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, reiterou as palavras, manifestando ainda a esperança de que, no próximo ano, a repercussão do concurso seja ainda maior.

Recepção Solidária

Para concorrer, os cursos deveriam desenvolver uma atividade conjunta com a participação de veteranos e dos novos acadêmicos, podendo também ter a participação de professores. O projeto deveria ser desenvolvido ao longo do primeiro mês de aula. Pelas regras do concurso, as graduações que aplicassem trotes violentos e degradantes nos seus calouros estariam automaticamente desclassificadas.

Uma comissão interna da Pró-Reitoria de Ensino fez a seleção das melhores propostas, e a premiação recebida pelos vencedores deverá ser gasta em materiais ou despesas autorizadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração. Isso inclui, por exemplo, aluguel de ônibus para participação em congresso ou visita técnica; compra de material esportivo ou de material didático; compra de material de divulgação para eventos, entre outros.

Primeira edição

A premiação nesta edição do concurso Recepção Solidária foi ampliada, já que em 2013 apenas uma proposta foi contemplada. O projeto vencedor foi o Bio’Solidário, que agregou acadêmicos dos cursos de Biologia, Bioquímica, Biotecnologia e Biomedicina. Juntos, eles realizaram uma gincana que contabilizou a doação de cerca de 2,2 mil peças de roupas e acessórios e 20 kg de alimentos entregues à várias famílias carentes, cadastradas na prefeitura da cidade. ONG’s que cuidam de cães de rua também receberam recursos, gerados com a venda de uma rifa, outra ação do Bio’Solidário, que ainda promoveu a doação de mudas de plantas nas ruas próximas à UEM e a doação sangue para o Hemocentro do Hospital Universitário.