O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, na tarde de hoje, 9, uma atividade no centro de educação infantil Pertinho da Mamãe, no câmpus da UEM, com o robô de telepresença R1T1 e crianças de 2 a 4 anos. 

A atividade a distância foi coordenada pela professora Juliana Moran Bombonato. Do Laboratório de Informática do Nead em um computador conectado à internet, ela contou às crianças a história do monstrinho Beleléu. Estas, que estavam na brinquedoteca da creche, assistiram a professora pelo robô de telepresença. Entre surpresas, curiosas e participativas, as crianças interagiram muito com a “máquina”, a ponto de, ao final da atividade, algumas delas assumirem o controle do robô e, literalmente, comandarem seus passos pela sala. 

Participaram da atividade crianças das turmas Estimulação 4 e Maternal I e II. Além do centro de educação infantil, o robô R1T1 será utilizado no decorrer desta semana em diversas atividades que buscam estimular o uso da tecnologia na educação, de modo especial na educação a distância.