A comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) encerrou, no último dia 7, sua Missão Internacional na França. A última cidade visitada foi Bordeaux, onde a comitiva teve compromissos na Universidade de Bordeaux, no Instituto Politécnico de Bordeaux, e na Escola Nacional superior de ciências agronômicas de Bordeaux Aquitaine. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, faz parte da missão, que pousou em território francês no dia 26 de maio.

No dia 6, os representantes da Abruem se reuniram na Universidade de Bordeaux II­Victor Segalen com o reitor Manuel Tunon da Lara, com o vice­reitor de Relações Internacionais, Vincent Dousset, e com a diretora do Escritório Internacional, Véronique Debord­Lazaro, acompanhados de Pedro Santiago, do Escritório de Cooperação Internacional e Camile Cholet do Escritório De Mobilidade Internacional para as áreas médicas e de ciências sociais.

No mesmo dia, a comitiva partiu para o ChâteauLuchey­Halde, onde funciona a Escola Nacional Superior de Ciências Agronômicas de Bordeaux Aquitaine. No início da noite, houve um jantar oferecido pela Embaixada da França, para o encerramento oficial da Missão da Abruem na França.

Missão

A Missão Internacional da Abruem acontece todos os anos, sempre na perspectiva de contato com a realidade educacional estrangeira, visando o aprimoramento e a melhora do ensino superior no Brasil. Foram visitadas, ao todo, quatro cidades francesas (Paris, Clermont-Ferrand, Toulouse e Bordeaux). No ano passado, a comitiva da Abruem visitou a Coréia do Sul, com passagem por 10 universidades e uma reunião como Conselho de Reitores das Universidades daquele país.