O espaço do Instituto de Línguas da UEM (ILG) está sendo utilizado, nesta sexta-feira (6), como local de capacitação dos instrutores do Programa Paraná Fala Inglês, promovido pelo governo estadual em parceria com as Instituições de Ensino Superior do estado (IES).

Dezenove professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão sendo instruídos sobre a dinâmica das aulas dos cursos preparatórios (Intermediário e Pós-Intermediário) para o TOEFL-iBT.

A iniciativa faz parte de um Projeto Estratégico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica da IES do Paraná a certificação exigida por diversas instituições internacionais para o acesso a programas de graduação e pós-graduação.

Processo – Durante todo o dia, o grupo está aprendendo como utilizar o material didático, usar o laboratório, criar uma dinâmica para as aulas e distribuir o conteúdo para as 22 semanas dos cursos. A instrutora é a professora do ILG da UEM, Marluci Muniz Ritondim, responsável pelo material e pela organização didática do Paraná Fala Inglês.

Segundo o coordenador do Projeto, Domingos Mariucci, “cada universidade vai ficar responsável por uma parte da organização do Programa. Coube à UEM reunir o material didático e treinar os instrutores, porque a professora Marluci já possuía o know-how necessário para a oferta de preparatórios como o que será disponibilizado pelo Paraná Fala Inglês”.

O treinamento segue na próxima sexta-feira, dia 13. Desta vez, participarão do treinamento os instrutores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).