No dia 4, a Comitiva da Abruem na França visitou o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (Insa). O decano e coordenador da América latina, Ernesto Exposito, mostrou que o Insa de Toulouse faz parte de um grupo de seis escolas na cidade e que se constitui no segundo polo universitário da França. Fundado em 1963, o Insa é vinculado ao Ministério da Educação e Pesquisa, forma 12% dos engenheiros graduados na França, 600 por ano e 13 mil já formados. Faz parte do grupo de cinco melhores escolas de engenharia com cursos de cinco anos, com uma média de dez alunos por professor. 

O instituto já vem trabalhando com cooperação internacional e precisa ampliar os projetos de intercâmbio, principalmente com o Brasil. Destacou que a maior parte da pesquisa é voltada para os interesses da indústria e para a transferência de tecnologia, sendo que os professores e pesquisadores mantêm vínculo com o ensino, podendo em determinadas épocas se licenciar para se dedicar inteiramente à pesquisa e para a constituição de empresas por meio da lei de inovação.

Em seguida, o professor Eduardo Souza de Cursi, do Insa de Rouen e diretor de Estratégias das Relações Europeias e Internacionais, apresentou como é realizada a formação dos engenheiros na França e as adaptações necessárias para os acordos de cooperação internacionais. Ainda no dia 4, a delegação da Abruem participou de um encontro com alunos brasileiros que relataram suas experiências nos seus intercâmbios. A comitiva também visitou os laboratórios de pesquisa do câmpus do Insa na área de biossistemas e processos e os laboratórios LASS Análises e Arquitetura de Sistemas e ao prédio da ADREAM. Houve ainda uma apresentação da Comunidade de Universidades e Estabelecimentos de Toulouse. O reitor Júlio Santiago Prates Filho, da UEM, também participa da comitiva.  

Fonte: Abruem