A comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que está em Missão Internacional na França desde o último dia 26, foi recebida, no dia 2, pelos presidentes e diretores dos institutos que constituem o Consórcio de Universidades de Clermont, na cidade de Clermont-Ferrand. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, faz parte da missão, que ficará em território francês até o próximo dia 7.

Criado em 2008, o Consórcio de Universidades de Clermont é formado pela Universidade de Alverne, Universidade de Blaise Pascal, Escola Nacional Superior de Química de Clermont­Ferrand, Instituto Frances de Mecânica Avançada e VetAgro Sup. Durante a reunião, os representantes apresentaram os trabalhos de suas respectivas instituições. O restante do dia foi reservado a visitas, ao Instituto Frances de Mecânica Avançada (IFMA), e à Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand (ENSCCF).

No dia 3, a comitiva partiu para Toulouse, onde, nesta quarta-feira (4), acompanhou uma apresentação do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA), participou de um encontro dos estudantes brasileiros, de uma visita aos laboratórios de pesquisa (câmpus INSA), de uma apresentação da Comunidade de universidades e de estabelecimentos (Comue) de Toulouse, e de visitas ao Laboratório de Análise e de Arquitetura de Sistemas (LAAS) e ao prédio Adream.

Nos próximos dias, a delegação estará em Bourdeaux, onde encerrará a missão internacional, com compromissos na Universidade de Bordeaux, no Instituto Politécnico de Bordeaux, e na Escola Nacional superior de ciências agronômicas de Bordeaux Aquitaine.

Missão

A Missão Internacional da Abruem acontece todos os anos, sempre na perspectiva de contato com a realidade educacional estrangeira, visando o aprimoramento e a melhora do ensino superior no Brasil. Serão visitadas, ao todo, quatro cidades francesas (Paris, Clermont-Ferrand, Toulouse e Bordeaux). Entre as atividades da missão neste ano, estão previstas visitas a instituições francesas de ensino superior e de formação técnica e profissional, além de reuniões. No ano passado, a comitiva da Abruem visitou a Coréia do Sul, com passagem por 10 universidades e uma reunião como Conselho de Reitores das Universidades daquele país.

Segundo o reitor da UEM, a missão ajudará a conhecer melhor os diferentes sistemas franceses de ensino e formação profissional, técnica e científica, estabelecer novas parcerias de mobilidade estudantil e reforçar as parcerias existentes entre instituições francesas e brasileiras, além de identificar outras possibilidades de parcerias com instituições da França. Atualmente, a UEM possui acordos de cooperação internacional com três instituições francesas, e outros sete estão em fase de negociação.