Nesta quarta-feira (4), pela manhã, 24 pessoas, entre técnicos e pró-reitores de Administração e representantes dos Hospitais Universitários, reuniram-se na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O encontro deu continuidade aos trabalhos iniciados no 1º Fórum de Pró-Reitores de Administração das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, também sediado na UEM, que terminou, dentre várias deliberações, com a proposta de homogeneização das ações das áreas administrativas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná.

Coordenados pelo pró-reitor de Administração da UEM, professor Marcelo Soncini Rodrigues, o grupo passou a manhã discutindo a Otimização dos Processos de Licitações, para encontrar um modelo de ação conjunta.

Segundo Soncini, “definiremos os itens passíveis de abertura de registro de preços em comum entre as instituições para distribuição do que cada um poderá licitar. O objetivo principal dessas ações é a economicidade, com foco no volume ser licitado, na ampliação da concorrência e na oportunidade de obtermos produtos melhores e com preços justos”.

Planejamento - O Fórum que deu início ao processo de homogeneização das ações das IES, realizado em março deste ano, foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal e teve 110 inscritos, dentre eles, servidores públicos estaduais, em especial pró-reitores de administração, mas também assessores jurídicos, assessores de planejamento, diretores administrativos, contadores e demais profissionais do setor, muitos deles, de volta agora à UEM, para contribuir com a concretização das discussões do início do ano.

O pró-reitor da UEM relembrou que a proposta de criação de um estatuto para as pró-reitorias administrativas incluía colocar à disposição das outras instituições de ensino superior o sistema de compras da UEM, o que está sendo feito neste momento. “Essa troca de experiências e informações é importante para que possamos resolver problemas comuns”, completa Soncini.