A primeira audiência pública do Plano Diretor Participativo (PDP) do Câmpus Sede da UEM será realizada na próxima quarta-feira, dia 4, para debater o território da Universidade. Na audiência, marcada para às 19 horas, no Anfiteatro Ney Marques, será apresentado e colocado em votação a definição de uso e ocupação da totalidade das áreas incluídas no Decreto Municipal nº106/69, que abrange os 85,29 alqueires como área de utilidade pública, destinada a instalação da Universidade.

As propostas foram coletadas e sistematizadas na primeira oficina organizada, no final de março, pela Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo, sob o tema Qual é o território da UEM? Os relatos feitos pelos membros da Comissão e todo o material proveniente do formulário on-line disponibilizado no site www.sites.uem.br/planodiretor_uem também serão apresentados durante o encontro.

Vale ressaltar que todo o processo para a formatação de propostas está sendo construído com uma visão de futuro e com a participação de representantes de todos os setores Universidade. Essa elaboração conjunta é importante, segundo a presidente da Comissão, professora Ana Lúcia Rodrigues, para corrigir problemas causados pelo crescimento acelerado da instituição.

Mapa - Para balizar a dinâmica da audiência e facilitar a leitura técnica dos presentes, será apresentado um mapa da Instituição com o esboço das áreas de planejamento da UEM. O tracejo preliminar foi executado pelos membros da Comissão (veja folder abaixo).

Entre as sugestões acolhidas está a de agregar todos os departamentos e instalações relacionadas com a área da saúde, nos lotes localizados nas imediações do Hospital Universitário, para efetivar o Complexo de Saúde da UEM.

Outra sugestão é construir um edifício para abrigar toda a parte administrativa da Instituição e demolir as edificações “provisórias” erguidas na época da fundação da Universidade, há mais de 40 anos. Em qualquer sugestão, há liberação de espaços importantes para repensar a distribuição e reocupação dos espaços.

Comissão –  A Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo do Câmpus Sede da UEM foi instituída por meio da Portaria nº 433 de 24 de maio de 2012. O grupo foi formado com o intuito de elaborar os princípios e diretrizes para o uso e a ocupação do território físico do câmpus.

A audiência pública ocorre quando o grupo completa dois anos de atuação e constitui a última fase de planejamento. Ao longo desses dois anos, foi realizado levantamento de dados, pesquisas a campo, reuniões de trabalho entre os membros e os demais atores gestores da Instituição.