Nesta quinta feira (29), o Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá  (CAP) comemorou seus 40 anos com o descerramento de uma placa, na sede do Colégio. Foi em 29 de maio 1974 que o governo do Paraná autorizou o funcionamento do Centro Estadual de Aplicação Pedagógica de 1º grau da UEM. Hoje, o Colégio oferece ensino fundamental de 1ª à 9ª série, e ensino médio.

Nestes anos, o CAP formou 25.503 alunos, tornando-se referência na educação estadual. Em 2011, alcançou o 6º lugar entre as melhores instituições de ensino público do Paraná, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A ex-diretora Maria Olga Malvezzi disse que a maior alegria neste momento de festa era encontrar amigos antigos. “Gostaria de parabenizar a administração e o corpo docente, além dos alunos, pois sem alunos não há escola”, destacou.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, também ficou feliz em rever as pessoas que, junto com o Núcleo, ajudaram a criar o CAP. A professora lembrou que "individualmente, muitas foram as histórias de sucesso de pessoas que estudaram no CAP" e reiterou a declaração de Maria Olga, repetindo que "a razão de existir escola são os alunos".

A reitora da UEM em exercício, professora Neusa Altoé, se disse honrada por comemorar os 40 anos do CAP com o descerramento da primeira placa do colégio e lembrou: “são muitos anos de luta e perseverança, superando obstáculos e desafios que só uma escola pública possui. Mas por formarem os cidadãos de amanhã é que todos, diretores, administração e professores, trabalham com dedicação, respeito e união. Agradeço ainda aos pais, sempre presentes e atentos, e desejo que o CAP comemore muitas outras conquistas”.