A comitiva da Abruem, que está em Missão Internacional na França desde o dia 26 deste mês, visitou, no dia 28, o Ministério das Relações Exteriores, na Embaixada da França, em Paris (foto). O grupo, formado por reitores, vice-reitores e representantes de instituições de ensino superior brasileiras de diferentes regiões do país, também foi recebido, no mesmo dia, na Universidade de Paris–Sorbonne, pelo reitor Barthélémy Jobert, e participou de uma recepção no Palais de l'Elysée, com a presença do presidente da França, François Hollande. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, faz parte da missão, que ficará em território francês até 7 de junho.

No primeiro dia de atividades, dia 26, durante a visita da Comitiva à Universidade Pierre & Marie Curie – Universidade de Sorbonne (UPMC), a Vice-presidente de Relações Internacionais da UPMC, Danièle Seilhean apresentou a instituição e as variadas formas de mobilidade estudantil, em especial para alunos de Medicina, uma vez que a universidade é voltada para as áreas de ciências e medicina.

No dia 27, a Comitiva visitou o Campus France. Béatrice Khaiat, diretora geral adjunta, mostrou os números já obtidos pelo Campus France desde que foi criado, em 2010, e em todos os intercâmbios já realizados em mobilidade internacional. Khaiat destacou que a França está como segunda opção para os estudantes brasileiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. As áreas do conhecimento mais procuradas são ciências humanas, engenharias, ciências da terra e matemática. A Comitiva segue em Paris até o dia 01 de junho, quando segue para compromissos em Clermont-Ferrand, Toulouse e Bordeaux.

Missão

A Missão Internacional da Abruem acontece todos os anos, sempre na perspectiva de contato com a realidade educacional estrangeira, visando o aprimoramento e a melhora do ensino superior no Brasil. Serão visitadas, ao todo, quatro cidades francesas (Paris, Clermont-Ferrand, Toulouse e Bordeaux). Entre as atividades da missão neste ano, estão previstas visitas a instituições francesas de ensino superior e de formação técnica e profissional, além de reuniões. No ano passado, a comitiva da Abruem visitou a Coréia do Sul, com passagem por 10 universidades e uma reunião como Conselho de Reitores das Universidades daquele país.

Segundo o reitor da UEM, a missão ajudará a conhecer melhor os diferentes sistemas franceses de ensino e formação profissional, técnica e científica, estabelecer novas parcerias de mobilidade estudantil e reforçar as parcerias existentes entre instituições francesas e brasileiras, além de identificar outras possibilidades de parcerias com instituições da França. Atualmente, a UEM possui acordos de cooperação internacional com três instituições francesas, e outros sete estão em fase de negociação.