A UEM está mais uma vez entre as cem melhores universidades da América Latina e entre as vinte e cinco melhores universidades do Brasil, segundo classificação divulgada, na terça-feira, dia, 27, pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa de consultoria britânica especializada em avaliações da educação superior.

A Universidade Estadual de Maringá ocupa a posição de número 88 no cenário latino-americano e a vigésima primeira colocação entre as universidades brasileiras. Em relação ao ranking de 2013, a UEM perdeu quatro posições entre as instituições da América Latina. Apesar da queda, a UEM registrou aumento nas notas atribuídas durante a avaliação, passando de 48,2 pontos, em 2013, para 52 na avaliação deste ano.

O QS University Rankings – Latin America 2014 classificou 300 instituições latinoamericanas, a partir de sete indicadores: reputação acadêmica, reputação da universidade entre os empregadores, proporção entre número de professores e de alunos, quantidade de publicações por docente, citação por artigo, professores com doutorado e impacto da universidade na internet.

Para a reitora em exercício da UEM, Neusa Altoé, a avaliação criteriosa é sempre positiva, pois a UEM valoriza a formação acadêmica dos docentes e dos graduados. “O trabalho coletivo da comunidade acadêmica (professores, funcionários e alunos) no ensino, pesquisa e extensão resulta na formação de profissionais com reputação, que farão a diferença no mercado de trabalho nacional e internacional”, disse, destacando que a UEM está sempre bem posicionada em todas as edições do ranking QS.

As top 10 do ranking são:
1. Pontificia Universidad Católica do Chile
2. Universidade de São Paulo (USP)
3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
5. Universidad de Los Andes (Colômbia)
6. Universidad de Chile
7. Instituto Tecnológico de Monterrey (México)
8. Universidad Nacional Autónoma (México)
9. Universidade Estadual Paulista (Unesp)
10. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Os resultados completos estão disponíveis no site Top Universities.