Um projeto, idealizado por alunos do segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM, recebeu menção honrosa em um concurso do projetar.org, portal que visa à interconexão de estudantes universitários por meio de competições ligadas a temas atuais.

Com o tema Escola do Brasil, o concurso propunha um exercício hipotético: projetar um protótipo de escola fundamental que pudesse ser replicada em todos os municípios do Brasil, criando uma edificação socialmente dinâmica para alunos, professores e sociedade. Segundo o site, com um orçamento de R$ 8,9 bilhões (o equivalente ao custo estimado para a construção e reforma de estádios em 12 cidades brasileiras) seria possível construir uma escola pública de ensino fundamental com cerca de 1.050m² em todos os 5.570 municípios brasileiros, dos quais cerca de 70% tem menos de 20.000 habitantes.

O trabalho Vanguarda, de autoria de Thiago Falcão Simões, Alana dos Santos Camargo, Gustavo Yukio Ichiba, Ana Laura dos Santos e Érica Bernabé Takanash, ficou entre os cinco melhores do Brasil. A orientação foi dos professores do Departamento de Arquitetura (DAU), Aníbal Verri Junior e Tânia Nunes Galvão Verri. O projeto será publicado em revistas e blogs de parceiros do portal projetar.org e ainda receberá certificado.