O reitor Júlio Santiago Prates Filho recepcionou, nesta quarta-feira, dia 12, alunos estrangeiros que vieram frequentar cursos de graduação e pós-graduação na UEM. Carmen Ines de Leon Herrera, da República Dominicana, está em Maringá desde 27 de janeiro e fará o mestrado em Engenharia Química na Instituição. Herrera veio pelo programa PAEC-OEA-GCUB (Programa de Alianças para a Educação e Capacitação, uma parceria da Organização dos Estados Americanos e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras). Esse é o maior programa de bolsas da América Latina para mestrado e doutorado oferecidos por universidades brasileiras para estudantes da América Latina e Caribe, com objetivo de contribuir com a integração e o fortalecimento regional das Américas. Herrera é a primeira de seu país e deste programa a vir para a UEM.

Herrera explica que escolheu a UEM por causa da linha de pesquisa oferecida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química: Modelagem, Controle e Automação de Processos. Nesta linha, são realizados trabalhos com a aplicação de técnicas computacionais e o desenvolvimento de metodologias para a identificação e controle de processos, desenvolvimento e solução de modelos, processamento paralelo e sistemas de automação industrial. A aluna disse que a principal dificuldade que enfrentaria seria o idioma, mas que não está sendo tão difícil como pensava. Antes de vir ao País, realizou dois níveis da língua. Comentou que sua adaptação está sendo facilitada pelos monitores (alunos da UEM), que a auxiliaram a encontrar um lugar para morar e mostraram a UEM e a cidade, a quem ela chama de pessoas carinhosas. Também receberam elogios os professores que, segundo ela, possuem uma boa metodologia de ensino.

O reitor também recepcionou os alunos Roberto Jesus Martinez Huertas, da Espanha, Diego Fernando Marulanda Mazabel, da Colômbia, Rafael Antonio Reina Ortiz, da Colômbia, e Juan Manuel Drack Zara, da Argentina. Eles frequentarão cursos de graduação da UEM. Também estão na UEM os estudantes de graduação Axel Enrique Vargas Hinojosa, do México, e Knahyna Natalia Gómez Hernandez, da Colômbia.

Durante a reunião, o reitor Júlio Santiago Prates Filho agradeceu os alunos pela escolha da Instituição e comentou que a presença deles é extremamente importante e permite transferência de cultura e conhecimento. Incentivou os novos integrantes da comunidade universitária a aproveitar também as atividades e cursos de cultura, esporte e lazer e a cidade maravilhosa. Assim como o reitor, a assessora de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito, agradeceu à professora Gisella Maria Zanin pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ter ofertado vaga nessa modalidade, o que contribui para a política de internacionalização da UEM. Comentaram que esperam que outros programas da Universidade também se sensibilizem nesse sentido.

Benedito e o responsável pelos programas internacionais do ECI, Cássio David da Silva, informaram que o Escritório de Cooperação Internacional vai promover um evento para que esses alunos mostrem aspectos e informações sobre a cultura, os cursos, as universidades de seus países de origem para despertar interesse e possibilidades de intercâmbios com estudantes da UEM.