Em reunião realizada na tarde de ontem, 4, a direção do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentou o roteiro da cerimônia de colação de grau dos 203 formandos dos cursos em Ciências Biológicas, História e Administração Pública a coordenadores de polos de apoio presencial que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A solenidade será realizada amanhã, 6, às 19h30, no bloco do PDE, e será conduzida pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho e vice-reitora Neusa Altoé, que outorgarão grau presencial a formandos dos polos de Astorga, Faxinal e Sarandi. A graduanda Vanessa Silva, do curso de História do polo de Faxinal, será a juramentista da cerimônia. Viviane Fernandes Mendonça, do curso de Ciências Biológicas do polo do Sarandi, a oradora e a paraninfa dos formandos é a diretora do Nead e presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, Maria Luisa Furlan Costa.

Durante a reunião, aberta por Maria Luisa, o chefe do Cerimonial da UEM, Ricardo Scoarize, esclareceu dúvidas e questionamentos sobre a solenidade.

Em dez polos de apoio presencial a colação de grau será transmitida via web conferência. Engenheiro Beltrão é um deles. De acordo com a coordenadora Maria Aparecida Madureira Chaves, 22 formandos receberão os certificados de conclusão dos cursos de Administração Pública e História no anfiteatro do polo. “Sinto alegria e satisfação em poder contribuir para a formação acadêmica dos futuros administradores e dos mais novos licenciados em História, pois por meio da UEM, presente no polo de Engenheiro Beltrão, através da Universidade Aberta do Brasil - UAB, foi possível a realização de um sonho de várias pessoas, que é ter o ensino superior, uma conquista que faz toda a diferença na vida profissional”, afirma.

Integração com os polos

Além da colação de grau, outros assuntos de relevância foram tratados na reunião de coordenação, hábito que será intensificado neste ano e que é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho nos polos, segundo Adriana Cheron Zanin, coordenadora do polo de Astorga.

“As reuniões são essenciais, principalmente para o bom andamento das atividades nos polos, pois este contato facilita o nosso trabalho enquanto coordenação. A proximidade com a UEM, tendo como representante direta a coordenadora UAB e diretora do NEAD, profª Maria Luisa, é um referencial de organização e bom exemplo de atuação e amparo aos envolvidos no processo pedagógico”, diz ela. Para Adriana, os encontros, capacitações e reuniões contribuem decisivamente para a qualidade e reconhecimento da educação a distância na região. “Isso acaba repercutindo também em todo o país, visto que em muitas instituições de ensino superior o contato com os coordenadores de polo com as IES ainda é muito restrito, dificultando o bom andamento das atividades”, avalia.

A coordenadora do polo de Engenheiro Beltrão, Maria Aparecida partilha da mesma opinião. “As reuniões com a direção do Nead facilitam muito o trabalho da coordenação, pois conseguimos resolver questões administrativas e pedagógicas pertinentes aos cursos em andamento. Além disso, todas as decisões são tomadas em conjunto para que os polos consigam desenvolver suas atividades da melhor forma possível, visando à qualidade.”