A Universidade Estadual de Maringá (UEM) firmou uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para a realização do Painel de Regência Coral, programado para ocorrer entre 19 e 24 de maio. A expectativa é reunir cerca de 200 participantes, entre coralistas e regentes corais. Além dos cursos e oficinas, a programação também engloba várias apresentações abertas ao público em geral. E no encerramento  será formado um grande coro que irá se apresentar em um concerto. Tanto os cursos quanto as apresentações são gratuitas.

A parceria é o resultado de dois anos de negociação com a direção do projeto, segundo informou Andréia Anhezini, professora do Departamento de Música da UEM e coordenadora local do Painel. “Nesse tempo sinalizamos nosso interesse em sediar o projeto”, pontuou a professora comemorando o resultado do trabalho. Anhezini destaca que a coordenação local irá trabalhar em conjunto com a Funarte na organização geral do evento, incluindo nas apresentações para o público externo.

Painel da Funarte - A proposta do Painel é estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do canto coral, além de promover a integração entre regentes e coralistas. Várias cidades brasileiras já sediaram o projeto, que pela primeira vez vem a Maringá.

Os Painéis da Funarte prolongam uma reconhecida atuação do então Instituto Nacional de Música da Funarte que, a partir de 1979, sob a direção da maestrina Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e  aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, com a realização de cursos, concursos e edições de partituras.

Depois de alguns anos de interrupção, a retomada do projeto se deu em 2007, com orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz e coordenação do Centro da Música da Funarte.

Programação - Durante os seis dias do evento, os inscritos – que podem ser coralistas ou regentes corais – participarão de aulas práticas e teóricas com renomados regentes de várias regiões do Brasil. Na programação estão noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal.

As inscrições não estão abertas, segundo informou Andréia Anhezini, mas ainda este mês todo o calendário deve estar fechado. A coordenadora adianta que as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições, que serão gratuitas e estarão disponíveis na secretaria do Departamento de Música, no Bloco 8 e no site www.dmu.uem.br.

Anhezini também destaca que o Painel irá integrar as comemorações dos dez anos do projeto de extensão Coros do DMU. Para mais informações entrar em contato diretamente com a maestrina pelo fone 44 9921-1042