A comissão instituída para a elaboração do plano diretor do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) encerrou o cronograma de trabalho de 2013 após reuniões realizadas em cada um dos sete centros da instituição. Os encontros fazem parte do processo participativo do Plano Diretor, cuja proposta é envolver e mobilizar toda a comunidade acadêmica em torno do tema. Para 2014, as reuniões terão continuidade a partir do mês de fevereiro, envolvendo os discentes, o pessoal técnico-administrativo, todo o complexo de saúde e a administração central da universidade.

A professora Ana Lúcia Rodrigues, presidente interina da comissão, salienta que as discussões em torno do tema ganharam fôlego novo após a realização da Conferência Municipal para Supressão de Diretrizes Viárias de Maringá, cujas decisões abrem a possibilidade de renegociação com a Prefeitura de Maringá. Ana Lúcia refere-se às vias localizadas dentro do câmpus, incluídas no sistema viário da cidade, e que, por decisão da Conferência, foram suprimidas (veja a localização das vias na foto acima).

Segundo nota publicada no site da Gazeta Maringá, a Conferência, realizada no auditório Hélio Moreira, no dia 28 de novembro, ocorreu em meio a protestos e tumulto. Ainda assim, a plenária aprovou o pedido de supressão das vias, apresentado pelas professoras Ana Lúcia e Fábíola Cordovil, representantes da UEM no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial. “Uma vez aprovada a supressão, aguardamos que o executivo encaminhe a matéria para ser votada na Câmara Municipal”, disse a professora.

Visão de futuro – Mas o sistema viário é só um dos aspectos do plano diretor da UEM que está em discussão. O processo também passa pela definição e redefinição da ocupação do câmpus sede, construindo, com uma visão de futuro, os princípios e diretrizes para o uso e a ocupação do território físico. O Plano também pretende orientar e elaborar os projetos de construção e redefinição de uso dos atuais espaços ocupados pela estrutura utilizada por toda a comunidade acadêmica.

“Inicialmente, a proposta tem um horizonte temporal de 20 anos, com revisão para 2020, quando a UEM completa 50 anos de fundação”, afirma a professora.
Ana Lúcia também informa que, a partir de janeiro, o cronograma de reuniões estará no site www.sites.uem.br/planodiretor_uem. E que esses encontros fazem parte do trabalho de mobilização da comunidade da UEM para compor o plano diretor participativo do câmpus, com representantes de todos os setores.

Essa elaboração conjunta é importante, segundo Ana Lúcia, para corrigir os problemas causados pelo crescimento acelerado da instituição. “Queremos sensibilizar cada setor para que envie seus representantes, que formarão a comissão de acompanhamento e mobilização”, destaca a professora, lembrando que essa comissão irá reunir-se em diversas oficinas temáticas e territoriais para a formatação de propostas que serão levadas às audiências públicas.