Na presença do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, da vice-reitora, Neusa Altoé, da superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Magda Félix, da diretora do Hemocentro Regional, Silvia Tintori e diretores do hospital e funcionários do Hemocentro, rotarianos do Distrito 4630 oficializaram a doação de uma capela biológica com fluxo laminar ao Hemocentro. O equipamento, de R$ 25 mil, está instalado na Unidade de Oncohematologia e será utilizado para manipular os medicamentos quimioterápicos com segurança para o profissional.

Silvia Tintori relembrou a trajetória de criação da Unidade de Oncohematologia, que começou a ser percorrida em 2004 com a inclusão do Hemocentro Regional na Rede de Terapia Celular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ideia de ampliar o projeto para um serviço adequado ao diagnóstico e tratamento de câncer surgiu no decorrer das atividades e foi sendo consolidado graças à credibilidade da UEM, do HUM e do Hemocentro. “Ainda nem tínhamos o prédio e o Rotary já havia se comprometido em doar o equipamento”, contou ela.

Emocionada, a vice-reitora Neusa Altoé agradeceu aos rotarianos a iniciativa, destacando o fato de a UEM ser um ente social de toda a comunidade. Prates Filho complementou, ressaltando que a universidade consegue oferecer o desenvolvimento que a sociedade precisa. O reitor referiu-se ao equipamento como um presente, fazendo alusão ao período natalino. “Somos muito gratos”.

Destacando que o câncer é o grande desafio para os serviços de saúde, a superintendente do HUM, Magda Félix, informou que a Unidade de Oncohematologia começa a atender, em 14 de janeiro, pacientes com lesões pré câncer de mama. “Temos de assumir este desafio, trazê-lo para o ambiente público, para o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou. Magda fez questão de destacar o apoio político que o hospital tem recebido das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Saúde (Sesa), pontuando que este advém da grande força da sociedade civil.

Eraldo Formagio, presidente do Rotary Club Maringá Horto, fez a entrega simbólica do cheque de R$ 25 mil, valor do equipamento. “Para nós é uma satisfação muito grande participar deste momento. Este é o sexto projeto no HUM com a parceria do Rotary e outros virão”, afirmou. Estiveram envolvidos na doação da capela biológica os Rotary Clubs Horto, Maringá, Norte, Novo Centro e Kakogawa, além do Rotary Club Istanbul Etiler (Distrito 2420), da Turquia.