Atendendo a um compromisso de suprir as necessidades do ensino superior, o governador Beto Richa assinou, na última quarta-feira (18), decretos de nomeação de 19 professores e 14 agentes universitários para a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os 33 servidores aprovados em concursos públicos realizados pela universidade vão atender às necessidades de diversos setores da instituição que necessitam de profissionais, em função de aposentadorias, falecimentos e exonerações de servidores de carreira e criação de novos cursos. Em âmbito estadual, foram contratados 95 professores e 72 agentes universitários para as universidades estaduais do Paraná. “A nomeação destes 167 profissionais vai proporcionar uma melhoria de atendimento e avanço da qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades do Paraná”, disse o governador.  

Os decretos de nomeação assinados pelo governador contemplam, além da UEM: 28 docentes e um agente universitário para a Unicentro; 22 docentes e cinco agentes universitários para a Unespar; 16 docentes e 41 agentes universitários para a UEPG; seis docentes e dez agentes universitários para a UEL; quatro docentes para a Unioeste; e um agente universitário para a UENP. 

Os nomeados já têm toda a documentação e exames médicos regularizados e deverão tomar posse no mês de janeiro de 2014 para assumir as aulas e funções técnico-administrativas no início do ano letivo de 2014. 

De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, de janeiro a dezembro de 2013, o Estado já anunciou a contratação de 517 servidores efetivos permitindo um avanço no processo de recomposição de quadros. Foram nomeados em 2013, 324 docentes e 193 agentes universitários selecionados em concursos públicos. Na UEM, 38 docentes e 26 agentes universitários foram contratados durante este ano.   Conquistas – Além da reposição funcional outro grande avanço do governo Beto Richa está no atendimento à política de recomposição salarial. No mês de novembro, os professores receberam a segunda parcela de 7,14% (retroativo a outubro) da recomposição salarial de 31,73% para o quadro docente. As demais parcelas serão repassadas em 2014 e 2015. 

Os agentes universitários conquistaram avanços significativos na reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Entre esses avanços estão: a garantia da nova tabela salarial aprovada pela categoria, com implantação em janeiro de 2013; a preservação da situação funcional de cada servidor; fixação por cargos nas universidades e hospitais universitários e não mais por classes.  Segundo o reitor Julio Santiago Prates Filho, “essas nomeações vão ajudar os departamentos a fazerem o planejamento para 2014 com vistas ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. Esperamos que essa mesma política do governador tenha continuidade no ano que vem”.     

* Com informações da Seti