A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta quarta-feira, 18, a aprovação do curso de mestrado acadêmico em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O professor Romildo de Oliveira Moraes, presidente da comissão que criou o projeto, explica que desde 2011 a universidade vem trabalhando a ideia do mestrado.  “A primeira proposta foi enviada à Capes em 2012, mas naquele ano não obtivemos o credenciamento. Reformulamos o projeto e reapresentamos o pedido que agora foi aprovado”, comemora ele.

A área do mestrado será em Controladoria, seguindo duas linhas de pesquisa: Contabilidade para Usuários Externos e Contabilidade Gerencial. Segundo Moraes, a expectativa é que a primeira turma inicie já em março do próximo ano mas, por enquanto, o cronograma que define o processo seletivo ainda não está fechado. “Deverão ser oferecidas, no máximo, 16 vagas”, disse.

Para o professor Romildo Moraes a aprovação do mestrado em Ciências Contábeis é uma ótima notícia no ano em que a graduação completa 40 anos. Segundo ele, o novo curso irá contribuir para a qualificação de profissionais aqui na região. “Quem quisesse cursar o mestrado tinha que se deslocar até São Paulo, Florianópolis ou Curitiba, que são as capitais mais próximas a oferecerem um curso strito sensu na área”, argumenta o professor.

Ele considera que o mestrado irá fomentar a formação de docentes e também a qualificação de profissionais que atuam no processo de gestão das organizações atendendo, desse modo, o potencial de crescimento econômico da região.

Corpo docente e requisitos - O mestrado irá contar com oito professores doutores, dos quais quatro são ligados ao Departamento de Ciências Contábeis da universidade, dois do Departamento de Administração, um do Departamento de Engenharia de Produção e um do Departamento de Informática.

Para a aprovação do curso foram analisados requisitos como a proposta do programa, a qualificação do corpo docente, competência técnico-científica demonstrada por meio de produção intelectual relevante, infraestrutura de ensino e de pesquisa adequadas, inserção social, dentre outros fatores.

Crescimento - Com o anúncio da Capes, a UEM sobe a oferta de mestrados acadêmicos, que agora somam 37. A instituição também oferece cinco mestrados profissionais e 22 doutorados.

A proposta do mestrado em Ciências Contábeis foi analisada durante a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada nos dias 9 a 11 de dezembro de 2013, em Brasília. Outras informações pelo fone 44 3011-4910.