O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, é o novo presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). A eleição e a posse ocorreram durante o 24º Encontro Nacional do grupo (Enprop), realizado entre os dias 11 e 13 deste mês, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. Esta é a primeira vez que um pró-reitor de uma universidade estadual, fora de São Paulo, assume a presidência do Fórum.

De acordo com Ravagnani, o cargo oferece mais visibilidade à UEM. “O presidente do Foprop tem assento no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Conselho Deliberativo do CNPq e no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, que faz a avaliação dos cursos de pós-graduação”, explica.

O Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação acontece anualmente e reúne representantes da área de Pesquisa de universidades de todo o Brasil, com o objetivo de discutir as diretrizes nacionais da Capes para o investimento em pesquisas no país. A nova direção executiva do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação ficou assim definida:

Mauro Ravagnani - UEM - Presidente
Isac Almeida de Medeiros - UFPB - Vice Presidente