O presidente da França, François Hollande, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participam do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da República José Cruz / Agência Brasil

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, participou, nesta quinta-feira, 12, no Museu Nacional da República, em Brasília, do evento Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, que contou com a presença do presidente francês, François Hollande, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, entre outras autoridades, incluindo reitores ligados à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e a universidades francesas.

Durante o evento foram formalizadas importantes parcerias na área educacional entre os dois países. Entre eles, o que prevê aumento do número de bolsas de mestrado profissional do Ciência sem Fronteiras, por meio da recepção, no ano que vem, de 500 bolsistas brasileiros, e até 500 bolsistas brasileiros suplementares a partir de 2015.

O governo brasileiro também assinou memorando de entendimento para estabelecer um programa de intercâmbio para cientistas e professores altamente experientes, na universidade francesa Sorbonne.

Outro acordo é para a promoção do aprendizado da língua francesa dos estudantes do Ciência sem Fronteiras. Entre as ações nesse sentido, está a criação do curso on-line Français sans Frontières, para bolsistas com destino à França. Para ampliar a oferta presencial, a intenção é trazer mais de 20 professores franceses para dar aulas do idioma nas universidades federais, que ainda não têm oferta de francês.

O presidente François Hollande destacou que a França é o terceiro país que mais recebe estudantes do exterior.  Segundo Hollande, o país pretende acolher mais 10 mil estudantes brasileiros no próximo ano. “A França considera que receber estudantes de todo mundo é um investimento, não um favor, uma caridade”, afirmou.

Aloizio Mercadante lembrou que o Programa Ciência sem Fronteiras já soma 60 mil bolsistas, dos quais cinco mil estão na França.

Para o reitor da UEM "a ampliação da parceria entre Brasil e França é importante para a Universidade pois, vai permitir que discentes e pesquisadores ampliem suas ações nas diferentes áreas do conhecimento oferecido pelas universidades francesas".

Durante o encontro, a assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, estabeleceu contato direto com os reitores das universidades francesas, com as quais a UEM tem acordo de cooperação, reafirmando a relevância das parcerias. A assessora também apresentou as demandas da Universidade aos representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Idiomas sem Fronteiras (ISF), presentes no encontro.

Intercâmbio – Na cerimônia do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, quatro estudantes bolsistas fizeram depoimentos sobre suas experiências. A engenheira química Renata de Souza, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou o segundo e terceiro ano de graduação na Escola Nacional Superior de Química de Paris, com bolsa Capes/Brafitec. ”Essa oportunidade me abriu várias portas. O tempo na França foi fundamental para o meu atual emprego”, observou ela.

Fonte: Agência Brasil

Foto: José Cruz / Agência Brasil