O Vestibular de Verão 2013 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa neste domingo, dia 8, com aplicação da prova de Conhecimentos Gerais. O concurso segue na segunda-feira, dia 9, com as provas de Língua  e Literatura Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; e na terça-feira, dia 10, com a prova de Conhecimentos Específicos. Nos três dias, a entrada dos candidatos em sala será liberada às 8h30 e encerrada às 8h50.

O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Emérson Arnaut de Toledo, recomenda que os candidatos procurem saber antes onde fica seu local de prova. A consulta pode ser feita por meio do Menu do Candidato ou ainda na CVU pelo fone 44 3011-4450. Toledo também aconselha que, nos dias de prova, o vestibulando compareça no local onde realizará o concurso por volta das 7h30, uma hora antes da entrada em sala, evitando assim imprevistos.

Número de inscritos - Este concurso registrou 15.413 inscritos sendo que a maioria (84,3%) reside no Paraná. Do total de candidatos, 10.797 farão a prova em Maringá; 1.042 em Apucarana; 936 em Umuarama; 803 em Paranavaí; 793 em Cianorte; 439 em Campo Mourão; 271 em Ivaiporã; 244 em Goioerê; e 88 em Cidade Gaúcha. As provas em Maringá serão aplicadas nos câmpus da UEM, da UniCesumar e da PUC.

Vagas e concorrência - Neste concurso, a UEM oferece 1.514 vagas distribuídas em mais de 60 cursos nos câmpus de Maringá, Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Goioerê e Ivaiporã. Há reserva de 20% das vagas para o sistema de cotas, que beneficia estudantes de escolas públicas e que têm renda familiar per capita de até um salário e meio.

Concorrência - Os cursos mais concorridos são os de Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Direito noturno. Eles têm, respectivamente, 157,7; 61,4 e 40,6 candidatos por vaga universal e 90,3; 46,7 e 32,2 candidatos por vaga cotista. A concorrência completa está no endereço www.cvu.uem.br/concorrencia.html .

Plantão de véspera - Para atender as últimas pendências dos candidatos, a CVU realiza o plantão de véspera no sábado, dia 7, das 8 às 18 horas, no Bloco 28. Também nesse sábado, serão feitas a etiquetagem e a preparação das salas.

Resultado e Matrícula - O resultado das provas será publicado no site www.vestibular.uem.br, no dia 10 de janeiro, a partir das 10 horas. A matrícula dos candidatos aprovados no limite das vagas deverá ser efetivada de 10 a 13 de janeiro de 2014, exclusivamente pela internet, em www.daa.uem.br. Vale lembrar que os aprovados no Vestibular de Inverno 2013 também devem fazer a matrícula neste mesmo período. As aulas iniciam no dia 3 de fevereiro.

Para outros esclarecimentos sobre matrícula e início das aulas, procure a Diretoria de Assuntos Acadêmicos pelos telefones (44) 3011-4574 ou (44) 3011-4241.