A Semana da Física da UEM é um evento de extensão e difusão acadêmica e na sua XXIII edição abordará temas que vão da nanoescala à macroescala, passando pela escala mesoscópica, em diversas áreas da Física e Astronomia. As atividades começaram na manhã desta segunda-feira, dia 23, com o minicurso Formação em Astronomia, ministrado por professores do Observatório Nacional (ON) do Rio de Janeiro. A solenidade de abertura será às 19h30, no Bloco F-67, com homenagem a aposentados do setor. Logo após, o professor Dionísio Bazeia Filho, da Universidade Federal da Paraíba, falará sobre Campos Escalares em Ação.
A programação deste ano, que prossegue até sábado, dia 28, conta também com palestras sobre Ascensão dos Materiais Ferroelétricos na Sociedade Moderna; Estudo da Fase Nemática Quiral: o papel de aditivos não-sintetizados, fotoisomerização, formato molecular, campo elétrico e formação de padrões durantes transição de molhamento; a Massa do Newton e a Massa do Higgs; Panorama da Física Médica no Brasil; Radioastronomia: ferramentas para ver e ouvir o Universo; e Física: linguagem, instrumento e visão do mundo. Os minicursos são voltados principalmente para as áreas da Informática e Astronomia: Simulando com o Siesta e Introdução ao Editor de Texto Látex, além do Formação em Astronomia. Também são ofertadas oficinas de Ilusões de Óptica, Construção do Rádio de Galena, Montagem de Experimentos de Eletricidade e Magnetismo utilizando os kits disponibilizados pelo Governo do Estado para as escolas estaduais  Outras informações no site www.dfi.uem.br/semanafisica/.