A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na última quinta-feira (19), os resultados da apreciação de propostas de cursos novos. A UEM teve recomendados os cursos de mestrado profissional em Agroecologia e de doutorado em Administração, ambos com previsão de início para o ano letivo de 2014.

As propostas foram analisadas durante a 149ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 09 a 13 deste mês, em Brasília. A relação completa dos resultados pode ser acessada neste link.

Para o coordenador do doutorado em Administração, José Paulo de Souza, a recomendação, ao mesmo tempo em que demonstra a qualidade do Programa de Pós-Graduação em Administração, estabelece novos desafios e novos parâmetros de trabalho. “Temos agora a importante responsabilidade de ser o único curso desse tipo em uma vasta região de abrangência”, conta.

O mestrado profissional em Agroecologia será coordenado pela professora Kátia Regina Freitas Schwan-Estrada, com coordenação adjunta do professor José Ozinaldo Alves de Sena. Ligado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, o curso será direcionado a profissionais que se interessam pelo desenvolvimento sustentável. Segundo Alves de Sena, “o intuito é criar uma rede de pesquisa que possa dar suporte a essa base ecológica, ainda pouco explorada”. De acordo com a professora Kátia Regina “a agroecologia é uma área na qual o Paraná vem se destacando, e que ainda é pouco explorada no meio acadêmico, por isso é tão importante que treinemos profissionais que atendam a crescente demanda”.