Um artigo de pesquisadores do Departamento de Física (DFI) da UEM é capa da edição especial da Journal of Physics: Condensed Matter. A edição especial trata especificamente sobre análogos da Matéria Condensada e Cosmologia. O artigo publicado é de autoria dos pesquisadores Renato Guimarães, Rênio Mendes, Paulo Ricardo Fernandes, liderados pela professora Hatsumi Mukai. Reúne estudos de defeitos topológicos e sua dinâmica de formação e aniquilação em cristais líquidos tem dado uma importante contribuição na analogia entre os sistemas líquidos cristalinos e cosmologia. 

O tabalho ilustra uma inédita contribuição em mostrar, pela primeira vez, a formação e a aniquilação de defeitos topológicos em cristais líquidos liotrópicos. As texturas óticas desse tipo de cristal líquido e a sua analogia com defeitos cosmológicos são investigadas, há muitos anos, pelos professores Fernandes e Mukai, ambos pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), na área de Fluidos Complexos, e membros do DFI da UEM.

O trabalho pode se acessado no endereço: Journal of Physics: Condensed Matter Volume 25 Number 40. A referência é Annihilation dynamics of stringlike topological defects in a nematic lyotropic liquid crystal , R R Guimarães, R S Mendes, P R G Fernandes and H Mukai  2013 J. Phys.: Condens. Matter 25 404203 doi:10.1088/0953-8984/25/40/404203