A XX Semana de Pedagogia, o VIII Encontro de Pesquisa em Educação e a I Jornada Parfor – Pedagogia, promovidos pela UEM, estão debatendo a formação de professores. Iniciados na terça-feira, dia 17, prosseguem até sexta-feira, dia 20, reunindo alunos da graduação e da pós-graduação e professores. Segundo Terezinha de Oliveira, da comissão organizadora, as atividades pedagógicas estão agregando todos do processo educacional tanto os que estão na formação como no exercício.

Durante a solenidade de abertura, a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Nerli Nonato Mori, destacou a especificidade do CCH na formação de pessoas tanto no âmbito da política como das manifestações sociais. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, ressaltou a importância da Pedagogia e da formação de professores para a UEM e para a sociedade brasileira como um todo.

Os eventos, que registraram mais de 630 inscritos, fazem parte da programação de comemoração dos 40 anos do curso de Pedagogia da Universidade. Nesse período, a UEM já formou mais de seis mil professores tanto no ensino presencial como a distância em seus vários câmpus.  A palestra de abertura foi proferida pela professora Marta Sforni (UEM), que falou sobre a formação de professores e a educação continuada. Mostrou a importância do conhecimento para formação da cidadania.

Além das palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, está à mostra a Exposição Mulheres de Outrora Bordado de Agora, mesmo título de um livro que será publicado pela Editora da UEM, A obra está sendo organizado pela professora Olinda Evangelista, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Jaci Ferreira, professora em São Paulo. A exposição, composta por 16 quadros, pode ser vista até esta quinta-feira, dia 19, à noite, no Bloco I-12.

Outras informações no site http://semanadepedagogia2013.com.br/ ou pelos telefones 3011-4839, do Departamento de Fundamentos da Educação; 3011-4887, do Departamento de Teoria e Prática da Educação; e 3011-4897, do Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP).