O III Ciclo de Palestras em História e Filosofia da Psicologia da UEM está sendo realizado nesta quarta-feira, dia 18, debatendo os pressupostos teórico-filosóficos de quatro conhecidas teorias da história da Psicologia: psicanálise, psicologia jamesiana, fenomenologia, e psicologia histórico-cultural. O evento é promovido pelo Laboratório de Filosofia e Metodologia da Psicologia (Lafimep), vinculado ao Departamento de Psicologia (DPI).

O coordenador do Lafimep, Carlos Eduardo Lopes, destacou que o objetivo era criar condições de reflexões no âmbito da adversidade teórica e estabelecer diálogos, trazendo especialistas que trabalham com diferentes abordagens e formas de considerar a Psicologia. Logo a seguir, a professora Fátima Caropreso, da Universidade Federal de Juiz de Fora, debateu sobre o tema Consciência e Inconsciente na Metapsicologia Freudiana. Para ela, o que falta na Psicologia é a discussão sobre fundamentação e epistemologia. Sua fala esteve concentrada sobre a obra de Freud e sobre a justificativa do conceito do inconsciente na psicanálise.

O evento, que prossegue até a tarde desta quarta-feira, engloba quatro conferências. Outras informações na página www.eventos.uem.br/index.php/phf/cphfp.