Começou nesta terça-feira (17), e vai até o próximo dia 19, o 4º Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia. O evento anual, promovido pelos cursos de mestrado e doutorado de mesmo nome, contou com uma palestra de abertura sobre Células Natural Killer: conceitos básicos e investigação biomédica, proferida pelo professor Paulo Jorge Ferreira Rodrigues Santos, da Universidade de Coimbra, Portugal.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora geral do evento e do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia (PBF) da UEM, Marcia Edilaine Lopes Consolaro, disse que o simpósio vem crescendo anualmente, chegando a sua quarta edição com discussões de temas importantes e relevantes. A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM, Terezinha Inez Estivalet Svidzinsk, ressaltou que o evento comprova a consolidação do PBF como um programa de alto nível.

Representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, a assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, parabenizou os organizadores pelo evento, destacando que o PBF “caminha a passos largos rumo a excelência e aos melhores conceitos da Capes”.

Com o apoio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), os participantes ainda poderão assistir ao professor Marcelo Bonini, pesquisador e professor da University of Illinois at Chicago (UIC), que falará sobre o Estresse oxidativo como fator decisivo para doenças caracterizadas por hiperproliferação celular.

O restante da programação é bastante amplo, com 20 palestras curtas de pós-graduandos sobre diferentes aspectos da área biomédica. Também haverá palestra com a professora Érika Seki Kioshima Cotica, que falará sobre o desenvolvimento de novos medicamentos com ação antifúngica, um grande desafio para a saúde pública. Representando outras regiões do Brasil, a professora Sonia Freitas, da UNB - Brasilia, falará sobre A biofísica molecular aplicada ao estudo estrutural de proteínas e a professora Andréia Buffon, que discutirá sobre A sinalização purinérgica e as implicações para o câncer cervical.

Mais informações sobre o 4º Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia no site: http://www.pbf.uem.br/novidades/ivsimposiodebiocienciasaplicadasafarmacia