A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá instituiu, na manhã desta quinta-feira, dia 12, uma comissão para mediar conflitos. Presidida pelo professor Paulo Roberto de Souza, do Departamento de Direito Privado e Processual, a equipe atuará na busca de solução e mediação de conflitos por meio de práticas de não violência. Em nota, a Reitoria destaca que a Universidade é o espaço da diversidade, da pluralidade, do embate, às vezes de forma enfática, no campo das ideias. “Quando o confronto desloca para o físico e para psicológico, consideramos que ocorreu desvio de foco”, ressalta a nota oficial, aludindo ao recente episódio envolvendo alunos e vigilantes da UEM.   

A Reitoria lembra que o câmpus é um espaço de todos, mas há a necessidade de coibir excessos e situações de descontrole que atinge, inclusive, a liberdade de cada um e lamenta os episódios recentes de violência dentro do câmpus. Veja abaixo a íntegra da nota, intitulada A Paz Necessária.    

A Paz Necessária  

A Universidade é o espaço da diversidade, da pluralidade, do embate, às vezes de forma enfática, no campo das ideias. Quando o confronto desloca para o físico e para psicológico, consideramos que ocorreu desvio de foco.

O câmpus é um espaço de todos, mas há a necessidade de coibir excessos e situações de descontrole que atinge, inclusive, a liberdade de cada um.

Os episódios recentes de violência dentro do câmpus foram lamentáveis, e refutamos veementemente as agressões físicas e verbais.

Pedimos desculpas por manifestações ocorridas no calor dos acontecimentos e, em especial, aos alunos e seus pais.

Ações no sentido de apuração imediata já foram encaminhadas por meio da Comissão de Sindicância – Portaria n. 749/2013-GRE, de 10 de setembro de 2013.

Deve-se pensar e planejar um futuro de convivência pacífica entre todos os componentes da comunidade universitária e que se garanta o câmpus como o espaço de fluência de ideias e de práticas culturais. Neste sentido, está sendo instituída uma comissão de Solução de Conflitos por mediação e práticas de não violência - Portaria 754/2013, de 12 de setembro de 2013.  

Reconhecemos a necessidade de espaços culturais para a juventude e este diálogo tem que ocorrer no interior da Universidade e também com a Comunidade Maringaense.