Entre os dias 17 e 20 deste mês, a UEM promove simultaneamente a XX Semana de Pedagogia, o VIII Encontro de Pesquisa em Educação e a I Jornada Parfor – Pedagogia. Os eventos farão parte da programação de comemoração dos 40 anos do curso de Pedagogia da Universidade.

A programação começa dia 17 de setembro, às 14 horas, com credendiamento, no Bloco I-12. Às 19h30min, será realizada a abertura oficial, seguida da palestra da Pedagogia no Brasil: Novos Rumos, que será ministrada pelo professor Antônio Joaquim Severino (Uninove), programada para o Auditório do PDE (Bloco B-33).

No dia 18, durante todo o dia serão realizados minicursos. No dia 19, às 8 horas, também no Auditório PDE, está programada a mesa redonda Atuação do Pedagogo em Escolas: relatos de experiências. As debatedoras serão: Agatha Marine Ponte Marega (Pedagoga do Núcleo Regional de Educação de Maringá/SEED); Alessandra Martinho de Oliveira (Pedagoga da Rede Estadual de Ensino e Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental); e Margareth Lourdes Calvi (Pedagoga da Rede Estadual de Ensino). A mediação será feita pela professora Maria Angélica Olivo Francisco Lucas.

Às 19h30, outra mesa redonda movimenta o Bloco B-33: Pedagogia no Brasil: Projeto, Reflexão e Ação. Participam como debatedores os professores doutores Olinda Evangelista (UFSC); João Luiz Gasparin (UEM), que serão mediados pela professora Elaine Rodrigues. O último dia do evento, 20 de setembro, será dedicado à apresentação de trabalhos.

Outras informações no site http://semanadepedagogia2013.com.br/ ou pelos telefones 3011-4839, do Departamento de Fundamentos da Educação; 3011-4887, do Departamento de Teoria e Prática da Educação; e 3011-4897, do Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP).