Minicurso O Uso de Quebra-Cabeças no Aprendizado dos Conceitos Geométricos

A 24ª Semana da Matemática da Universidade Estadual de Maringá apresenta os avanços da área a cerca de 160 participantes, maioria formada por alunos e professores da educação básica. Durante a solenidade de abertura na noite de segunda-feira, dia 5, a coordenadora do curso de Matemática e do evento, Liliam Akemi Kato, informou que esta é a primeira edição conjunta da coordenação com o grupo PET. A chefe do Departamento de Matemática, Alexandra Abdala Cousin, relatando uma reportagem sobre a falta de professores de Matemática nas escolas, aproveitou para destacar a importância de se formar matemáticos e professores.

O diretor do Centro de Ciências Exatas, Cícero Lopes Frota, ressaltou que o DMA possui um grande número de projetos e programas e vem crescendo e se consolidando nos últimos anos tanto em número de professores como de projetos. Citou ainda o grande marco do curso que é a dupla diplomação dentro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). A diretora de Pesquisa, Valéria Neves Cavalcanti, elogiando o evento e a sua integração com os diversos campos da Matemática, mostrou a importância da Matemática na pesquisa. Logo após a cerimônia de abertura, Cavalcanti proferiu a palestra Laurent Schwartz e a Teoria das Distribuições.

A Semat programou oito palestras, dez minicursos, apresentação de dez trabalhos e duas mesas-redondas: Licenciatura e Bacharelado: repensando a grade curricular e Avaliação do Curso de Matemática. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4933 ou site www.dma.uem.br/semat.