O Núcelo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediou, nesta segunda-feira (6), a aula inaugural do Curso de Especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificações do Programa de Residência Técnica (Restec), promovido pelas secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Infraestrutura e Logística (Seil). A webconferência foi transmitida para os polos de Londrina (UEL), Cascavel (Unioeste) e Ponta Grossa (UEPG), além de Curitiba.

Dividida em dois momentos, a aula inaugural foi aberta pelo secretário Alípio Leal Neto, da Seti, seguido pela palestra “Um olhar sobre a infraestrutura e logística de transportes e de edificações no Estado do Paraná”, proferida pelo secretário José Richa Filho, da Seil. Na sequeência, Luiz Fernando Jamur, diretor geral da Paraná Edificações, falou sobre o “Panorama sobre edificações públicas no Paraná”. Ainda no primeiro momento da aula, os reitores das universidades estaduais de Maringá, professor doutor Julio Santiago Prates Filho, e de Ponta Grossa, professor doutor João Carlos Gomes, deram as boas-vindas aos alunos. Na segunda parte da aula inaugural, a professora Leide Mara Schmidt, da UEPG, iniciou a disciplina “Introdução à Educação a Distância” para os 300 alunos.

Destinado a profissionais da engenharia (civil, mecânica, elétrica, produção e ambiental) e arquitetura recém-formados, o curso tem coordenação pedagógica do professor José Adelino Krüger, do departamento de Engenharia Civil da UEPG e tem por objetivo habilitar os alunos para atuar em órgãos e empresas públicas, na prestação de serviços profissionais em projetos e obras de edificações públicas no âmbito do programa de residência técnica.

“O serviço público tem especificidades e é importante que os profissionais sejam preparados para atuar na área”, diz Romel Dias Vanderlei, coordenador adminsitrativo do curso no polo de Maringá e chefe do departamento de Engenharia Civil da UEM. Vanderlei é um dos professores da especialização e vai ministrar a disciplina Tópicos especiais: gestão de resíduos de construção nos canteiros de obras. Além dele, os professores Luci Mercedes de Mori, José Luiz Miotto e Generoso de Angelis Neto também fazem parte do corpo docente da especilização, respectivamente nas disciplinas Gestão Estratégica, Sustentabilidade e Metodologia Científica. A duração do curso é de dois anos.