Teve início, nesta segunda-feira (6), o 5º Simpósio de Engenharia Química (SEQ), promovido pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UEM. A abertura do evento, no anfiteatro do Bloco C-67, foi seguida por uma palestra sobre A Profissão Engenheiro Químico, ministrada pelo professor César Canciam, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O SEQ, que continua até a próxima sexta-feira (10), é um evento destinado aos graduandos, com o objetivo de abordar temas diversificados para ampliar o conhecimento e a visão crítica dos acadêmicos, com conteúdos muitas vezes não ensinados em disciplinas da universidade e, assim, aproximar o mercado de trabalho do futuro profissional, facilitando a aproximação das empresas parceiras à UEM.

A edição de 2013 está embasada no tema Grandes Desafios, Novas Oportunidades, a fim de mostrar aos participantes as crescentes oportunidades que surgem para a área de atuação do engenheiro químico, em consequência da falta de profissional no mercado, o que, por sua vez, acaba por levar grandes desafios aos profissionais visto que eles terão que atuar em uma nova área e, ainda, se especializar conforme as diretrizes da empresa.

Durante o cerimonial de abertura, em um anfiteatro lotado, a professora do DEQ e organizadora geral do simpósio, Mara Heloisa N. Olsen Scaliante, salientou que o SEQ tem contado com adesão massiva dos alunos, que colaboram, inclusive, na organização do evento.

O diretor do Centro de Tecnologia (CTC) da UEM, Ricardo Dias Silva, enalteceu o Departamento de Engenharia Química, que, neste ano, completa 41 anos de existência. Dias ainda afirmou que o simpósio serve para que os alunos apresentem trabalhos, fortalecendo a formação, e se aproximem do mercado de trabalho, para que conheçam melhor o que irão encontrar ao saírem da universidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, que também é membro do DEQ, afirmou que uma universidade não se faz apenas com aulas, mas também com experiências como a do simpósio, que ajudam a formar um profissional diferenciado, que colaboram na discussão dos rumos da profissão.

A abertura ainda contou com um representante discente, Wardleison Martins Moreira, que falou em nome dos alunos do curso de Engenharia Química. Segundo Martins, o tema do simpósio foi escolhido com base em um relatório da Unesco, e a principal novidade desta edição são as visitas técnicas.

A programação completa e mais informações sobre o 5º Simpósio de Engenharia Química (SEQ) podem ser obtidas no site: http://www.ctc.uem.br/seq/2013/.