Em uma cerimônia, realizada no gabinete da reitoria, nesta sexta-feira (3), foi entregue o prêmio de R$ 3 mil ao projeto Bio’Solidário, vencedor da primeira edição do concurso que premiou a melhor recepção aos novos alunos durante a Calourada 2013 da UEM. O projeto ganhador agregou acadêmicos dos cursos de Biologia, Bioquímica, Biotecnologia e Biomedicina da Universidade.

O prêmio do concurso Recepção Solidária foi recebido por representantes da Associação Atlética Acadêmica de Biológicas e da Empresa Júnior de Biologia (Ecoalize), que, juntas, coordenaram o projeto. Além de promover uma integração saudável entre veteranos e calouros, a proposta foi organizar uma gincana com os alunos do primeiro ano de cada curso motivando a arrecadação de donativos para serem entregues para entidades e ONG’s de Maringá.

Na cerimônia de entrega da premiação, o reitor Júlio Santiago Prates Filho agradeceu aos alunos pela maneira humana com a qual receberam os calouros e lembrou que a UEM busca não apenas a formação de profissionais, mas também de pessoas. A vice-reitora, Neusa Altoé, corroborou, elogiando o exemplo dado pelo projeto vencedor.

A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, afirmou que o concurso ajudou a promover de forma responsável a recepção aos calouros, coibindo o trote violento. O diretor de Ensino de Graduação, Eduardo Radovanovic, enalteceu a boa repercussão do concurso dentro e fora da Universidade. Radovanovic ainda disse que, no próximo ano, a premiação e a participação dos cursos sejam ainda maiores.

A ação dos alunos do projeto Bio’Solidário também foi elogiada por representantes do Centro de Ciências Biológicas da UEM, que disseram esperar que a ação sirva como exemplo de sociedade mais dinâmica, receptiva e solidária.