A Universidade Estadual de Maringá abriu vagas para Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa é oferecido em rede nacional, com a participação de mais de trinta instituições de ensino superior do país, incluindo a UEM. As inscrições para a seleção da primeira turma serão aceitas, exclusivamente pela internet, no período de 22 de abril a 20 de maio de 2013.

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, que tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. O Programa tem como área de concentração Linguagens e Letramentos e duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino; e Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.

O curso é semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Letras. Cada instituição que integra a Rede Nacional do PROFLETRAS é responsável pela execução do curso.

Poderão inscrever-se para o curso candidatos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, com habilitação em português e registrado pelo Ministério da Educação (MEC); ou professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) de escolas da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitidos e pertencentes ao quadro permanente de servidores.

Para esta primeira turma foram abertas 829 vagas distribuídas entre as instituições que integram a Rede. No caso da UEM, são dez vagas.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página da Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no endereço: www.comperve.ufrn.br. No site também está publicado o edital que informa a documentação exigida, data da prova e outras informações necessárias.