Reitores e diretores das universidades estaduais do Paraná discutiram, ontem (26), em Curitiba, as implicações do novo Conselho de Gestão Administrativa e Fiscal do Estado, instituído pelo decreto 7599/2013.

Reunidos em Curitiba, os dirigentes manifestaram preocupações quanto à gestão das instituições (incluindo aspectos sobre recursos humanos). Ainda ontem, tais preocupações foram externadas ao secretário de Estado de Governo em exercício, Jamil Abdanur Jr.

A Apiesp (entidade que reúne as universidades públicas estaduais) defende que o Governo deve retirar as instituições da esfera de abrangência do decreto, por entender que este inviabiliza o funcionamento das mesmas.

Tanto o secretário Jamil como o secretário Deonilson Roldo (da Chefia de Gabinete do Governador, também presente no encontro) disseram que as preocupações serão debatidas já na primeira reunião do novo Conselho, na próxima segunda-feira. Além disso, os reitores e diretores solicitaram audiência com o governador Beto Richa, para tratar do assunto.

“Temos que estabelecer junto ao governo, por meio do diálogo, a busca de um caminho definitivo para solucionar esta questão. E tenho a certeza e a convicção que esta solução será através da autonomia universitária”, diz o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho.