Divulgação

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá divulgou o resultado do concurso, promovido dentro da programação da Calourada 2013, que premiou a melhor recepção solidária de calouros. O vencedor desta primeira edição foi o projeto Bio’Solidário, que irá receber um prêmio no valor de R$ 3 mil, em materiais ou despesas autorizadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração.

O projeto agregou acadêmicos de quatro cursos do Centro de Ciências Biológicas, sob coordenação da Associação Atlética Acadêmica de Biológicas, em parceria com a Empresa Júnior de Biologia (Ecoalize).

Além de promover uma integração saudável entre veteranos e calouros de Biologia, Bioquímica, Biotecnologia e Biomedicina, a proposta foi organizar uma gincana com os alunos do primeiro ano de cada curso motivando a arrecadação de donativos para serem entregues para entidades e ONG’s de Maringá.

A gincana contabilizou a doação de cerca de 2,2 mil peças de roupas e acessórios e 20 kg de alimentos entregues à várias famílias carentes, cadastradas na prefeitura da cidade. ONG’s que cuidam de cães de rua também receberam recursos, gerados com a venda de uma rifa, outra ação do Bio’Solidário, que ainda promoveu a doação de mudas de plantas nas ruas próximas à UEM e a doação sangue para o Hemocentro do Hospital Universitário.

O diretor de Ensino de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic, explica que quatorze dos sessenta cursos da UEM participaram dessa primeira edição do concurso, inscrevendo diferentes projetos de recepção solidária aos calouros. As propostas deveriam abranger os temas diversão, solidariedade, cidadania, respeito, diversidade e educação. A escolha do vencedor se deu com base nesses itens.

Embora não tenha registrado a participação maciça entre as graduações, o concurso teve uma boa repercussão dentro e fora da UEM ganhando, inclusive, espaço na mídia local, o que deve motivar maior adesão nas próximas edições, segundo Radovanovic.

Sinal de que a ação está consolida e terá continuidade? “Com certeza. No que depender da nossa Pró-Reitoria o concurso não só terá continuidade, como poderá ser ampliado, com premiação também para o segundo ou terceiro colocados”, responde o diretor.

Este ano, os cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo obtiveram, respectivamente, a segunda e a terceira colocação no concurso.

Objetivo alcançado

Feliz com o primeiro lugar, Thaís Sanches Santos, acadêmica do 4º ano de Ciências Biológicas e diretora de marketing da Associação Atlética Acadêmica de Biológicas, avalia que o Bio’Solidário alcançou seu objetivo maior. “A iniciativa gerou uma grande mobilização entre os cursos, promovendo uma interação positiva entre os acadêmicos”, afirma ela, destacando ainda o resultado da ação solidária, que também gratificou os organizadores e participantes do projeto.

O prêmio, segundo Thaís Santos, será revertido para a Atlética, conforme acordo firmando previamente. E a associação empregará o dinheiro na aquisição de uniformes e outros materiais desportivos para uso dos acadêmicos. A data da entrega oficial da premiação ainda não foi marcada.

O fato de vencer o concurso foi um incentivo extra, segundo Thais Santos. “Com certeza essa experiência positiva irá motivar a nossa participação nas próximas edições do concurso. Inclusive já estamos pensando nas atividades para o ano que vem”, declara. “Queremos ampliar nossas ações”, finaliza.