Foi assinada, nesta sexta-feira (22), na sala de convenções da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), a ordem de serviço para a construção do primeiro dos sete blocos previstos para o câmpus regional da UEM em Ivaiporã. A cerimônia que marcou a assinatura da ordem contou com a presença de alunos, professores, autoridades políticas e acadêmicas, além de membros da sociedade civil da cidade. Com 1149m² de área, o bloco ajudará a suprir as necessidades de estrutura física do câmpus Vale do Ivaí, que atualmente oferece cursos de graduação em História, Serviço Social e Educação Física.

O orçamento para a construção do edifício, previsto em contrato com a empresa vencedora da licitação, é de R$ 800 mil. As obras já foram iniciadas oficialmente nesta quinta-feira (22), e a previsão para a entrega é fevereiro de 2014. O intuito é que, já no próximo ano letivo, os alunos do câmpus Vale do Ivaí, que provisoriamente têm aulas em um colégio de Ivaiporã, passem a estudar em uma sede própria da Universidade. Com a estrutura física, a UEM também poderá começar a discutir a possibilidade de abrir novos cursos no câmpus de Ivaiporã.

Na cerimônia que marcou a assinatura, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, parabenizou a todos que participaram da luta para o início das obras. Gil também ressaltou a visão da UEM, que soube analisar e suprir a necessidade de estar na região central do Paraná. O diretor do câmpus regional Vale do Ivaí, Raimundo Pinheiro Neto, disse que, se necessário, fiscalizará pessoalmente as obras, para que elas sejam entregues dentro do prazo, já que a construção do bloco é imprescindível para oferecer melhores condições aos alunos, professores e agentes universitários da UEM.

Governador do estado entre abril de 2010 e janeiro de 2011, e responsável direto pela criação do câmpus Vale do Ivaí, o secretário geral do PMDB do Paraná, Orlando Pessuti, valorizou a cultura de descentralização da UEM, que possui outros cinco câmpus regionais. Segundo Pessuti, a Universidade vai além das fronteiras, e promove o desenvolvimento e potencial de toda uma região. O ex-governador ainda elogiou o compromisso dos alunos da Universidade, que também demonstraram vontade de fiscalizar o andamento das obras.

A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, destacou que a assinatura da ordem de serviço representa a consolidação dos cursos e do câmpus de Ivaiporã. Também ressaltou que a UEM está em Maringá, mas é de todo o Paraná, e que o legado da Universidade se perpetua por meio dos seus alunos. A professora ainda pediu para que o cronograma da construção seja cumprido, lembrando que a UEM assumiu um compromisso com o governo do estado de finalizar as obras dentro do prazo. A vice-reitora também agradeceu a todas as autoridades e atores que participaram da construção do câmpus e ao secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, pelo repasse de recursos.