Teve início nesta quinta (14), e vai até sexta-feira, o simpósio de Ecologia e Conservação de Mamíferos Silvestres da UEM. O evento é organizado pelo Departamento de Ciências (DCI), Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) e Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (Geemea) da UEM.  As atividades estão sendo realizadas no anfiteatro Aldebar Antônio Sampaio (Bloco F-67), das 8h30 às 16h.

Entre os temas que serão abordados ao longo do evento estão: sistemática, taxonomia, origem e evolução, diversidade, conservação e os mamíferos na lista da IUCN. A coordenação do simpósio é do professor Henrique Ortêncio Filho, que também é coordenador do Geemea, e conta com a participação de pesquisadores importantes, entre eles Thomas E. Lacher Junior, da Texas A & M University, que, a convite de Ortêncio Filho, e por meio do Escritório de Cooperação Internacional, está na UEM também para a realização de parcerias em projetos.

Na abertura oficial do simpósio, com o anfiteatro lotado, Henrique Ortêncio Filho disse estar feliz em ver tantos interessados na conservação e estudo dos mamíferos, e demonstrou o desejo de que esse não seja o único evento sobre o tema na UEM, mas sim o primeiro de muitos. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, lembrou que a Universidade tem avançado em pesquisas nas mais diversas áreas, sendo a Ecologia um dos principais carros-chefes, na produção de conhecimento a serviço da ciência.

A assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Evanilde Benedito, agradeceu e parabenizou o professor Henrique por ter aproveitado as oportunidades oferecidas pelo ECI. Carmem Lucia de Mello Sartori Cardoso da Rocha, professora do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) da UEM, disse que o simpósio marca a interdisciplinaridade do PGB. Cláudio Celestino de Oliveira, diretor adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), salientou que iniciativas como essa ajudam a promover a pesquisa na UEM.

Logo após a abertura oficial do evento, o professor Thomas E. Lacher Junior proferiu sua primeira palestra, sobre Sistemática e Taxonomia e Origem e Evolução de Mamíferos. Em sua primeira vez no Paraná, e falando português fluente, o professor ainda dará outras três palestras ao longo do simpósio. A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://www.ecologiaeconservacaodemamifeross.blogspot.com.br/.