A nova superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Magda Lúcia Félix de Oliveira, tomou posse no final da manhã desta quarta-feira (13/3). O termo de posse e exercício do cargo foi assinado por ela, pelo reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, pela vice-reitora, Neusa Altoé, e pelo chefe de Gabinete, Maurício Antônio Custódio de Melo.

Candidata única ao cargo, Magda de Oliveira foi eleita no dia 7 de março com 95.2% dos votos válidos. Ela assume a superintendência do hospital com uma marca precursora, já que é enfermeira e não médica, como foram todos os seus antecessores.

Ela também é a primeira mulher na superintendência. Em 1989, a médica Tânia Mara Saltão Napolitano assumiu a direção do, então recém-criado, Hospital Universitário, mas na época o cargo era uma diretoria e não superintendência.

Em seu discurso, Magda citou o escritor Paulo Coelho. “O que é o Reino dos Céus? Não tenho procuração para dar explicações em nome de Jesus Cristo, mas penso que – entre outras coisas – o Reino dos Céus é o nosso caminho. Se honrarmos nossa Lenda Pessoal, se escutamos nosso coração, estamos nele. Depois de superar os momentos difíceis, vamos encontrar tudo que nos falta”. E falando da sua experiência pessoal, destacou que experimentou muitos momentos difíceis na sua vida e na “vida do Hospital Universitário”, enfrentando-os um a um, dando sentido às coisas, fatos e pessoas do seu convívio.

Homenagens

Magda de Oliveira também homenageou os ex-superintendentes ali presentes, diretores e alguns servidores do hospital, destacando que conta com todos para continuar construindo a história do hospital. “O HUM vive um momento ímpar”, disse a nova superintendente. “Hoje temos vínculos fortes com a comunidade externa e setores da sociedade civil. Além disso, pessoas que estiveram em lados opostos agora estão juntas em prol do hospital. É dessa união que depende o sucesso do hospital”, justificou Magda de Oliveira.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi,  também presente na posse, elogiou a escolha de Magda de Oliveira para dirigir o HUM, destacando sua competência. E falando da importância do hospital para a macrorregião de Maringá, reafirmou todos os compromissos assumidos, tanto na condição de gestor da saúde como pessoalmente, todos em benefício do HUM.

A vereadora Carmem Inocente, representando a Câmara Municipal na cerimônia de posse, também se colocou à disposição para trabalhar em prol do hospital.

A vice-reitora Neusa Altoé destacou um fato relevante na eleição que confirmou o nome da nova superintendente: o voto paritário, que valorizou os diferentes representantes da comunidade universitária à medida que o voto de professores, agentes universitários e discentes tem o mesmo peso. Altoé ainda agradeceu todo o trabalho de Magda de Oliveira durante quase dois anos que esteve à frente da chefia de gabinete.

Em sua fala, o reitor reforçou que, para ser forte, uma instituição não pode se isolar. Ao contrário, precisa expressar valores e objetivos coletivos. “Historicamente o HUM é resultado de inúmeras ações e do trabalho de muitos”, disse.

Nesse contexto, enfatizou que alguns se diferenciam nessa tarefa e que Magda de Oliveira certamente se encaixa nesse perfil. Prates Filho valorizou a competência acadêmica e de gestora da nova superintendente. E que tal competência foi reafirmada nas urnas com uma expressiva porcentagem de votos. “95,2% não é para qualquer um. É para a Magda”, brincou.

Com 123 leitos, o Hospital Universitário é o segundo em número de leitos do SUS em Maringá, ficando atrás da Santa Casa, que tem 136 leitos. Falando já na condição de superintendente, Magda de Oliveira, uma defensora contumaz do Sistema Único de Saúde bradou ao final da cerimônia “Viva o SUS do Brasil!”

Formação acadêmica e pesquisas

Magda Félix é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora-adjunta do Departamento de Enfermagem da UEM. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública e Enfermagem em Doenças Transmissíveis, com ênfase em Assistência Toxicológica, nos seguintes temas: intoxicação, saúde ambiental e ocupacional, família, aids e drogas de abuso, atenção às urgências e avaliação em saúde.