No próximo dia 15 (sexta-feira), às 9h, no auditório do PDE (Bloco B-33), a UEM promoverá um workshop regional para a implantação do Polo de Desenvolvimento do Noroeste do Paraná, do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTVPR). A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

O Parque Tecnológico Virtual é uma plataforma na qual os agentes interagem em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva. Podem participar instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras - entre outras entidades - de qualquer município do Paraná. O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, também de todo território paranaense.

As empresas que aderirem à plataforma vão se beneficiar com o uso de serviços tecnológicos credenciados e serão acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.

O programa ainda conta com parceria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para identificar junto ao setor produtivo e selecionar as empresas que serão beneficiadas com esses recursos – micro e pequenas empresas; e do Tecpar, na seleção e adesão das empresas ao Parque Tecnológico Virtual.

A abertura do evento contará com a presença do secretário da Seti, Alípio Leal, e do reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, além de representantes do setor produtivo e empresarial e demais autoridades. A apresentação da proposta de funcionamento do PTVPR será feita pelo diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Julio César Félix. Na programação, ainda está prevista uma dinâmica de grupo para articulação com empresas e instituições e consolidação do modelo de governança do PTVPR.

De acordo com o assessor para Inovação Tecnológica da UEM e professor do Departamento de Economia (DCO), Marcelo Farid, a UEM tem grande potencial para fomentar o processo de inovação tecnológica, devido aos ativos existentes na instituição, relacionados a essa área. Segundo Farid, a região de Maringá também vem desenvolvendo diversas iniciativas para estimular o processo de inovação, como a Incubadora Tecnológica de Maringá e o Centro de Inovação de Maringá, além do apoio da sociedade civil organizada.

O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, afirma que o objetivo do Parque Tecnológico Virtual “é a criação de uma plataforma virtual para integrar os ativos tecnológicos do Paraná”. Conforme ele, a ideia geral é promover a cooperação entre as empresas, o governo, a academia e as entidades pesquisa, visando o desenvolvimento de inovação.

Ainda de acordo com o reitor da UEM, o momento é importante porque o governo do Estado regulamentou a Lei de Inovação, que vai possibilitar a aproximação entre as universidades e as empresas, inclusive com a criação de um fundo de investimento não reembolsável para ser aplicado em pequenas e médias empresas que quiserem promover a inovação de produtos e processos. Prates Filho reitera que a UEM está preparada para colaborar com o projeto, uma vez que, segundo ele, a inovação se faz com excelência e competência.

O workshop também está sendo realizado nos polos de desenvolvimento tecnológico das outras universidades estaduais públicas do Paraná. Já foram realizados eventos em Cascavel (Unioeste) e Londrina (UEL). Os demais serão em Guarapuava, no dia 21; em Jacarezinho, no dia 22; em Ponta Grossa, no dia 27 e, em Curitiba, no dia 2 de abril.

(Com Agência de Notícias do Paraná)