A Administração Central da Universidade Estadual de Maringá colocou à disposição dos seus 4.272 servidores, docentes e agentes universitários, uma nova ferramenta institucional que facilita o acesso à vida funcional  de cada um: o Portal do Servidor. No ar desde o dia 8 de março, o novo serviço promete melhorar os meios de acesso à informação para o funcionário público.

O endereço eletrônico (www.npd.uem.br/prh), desenvolvido em parceira entre o Núcleo de Processamento de Dados e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da Universidade, deverá estreitar a comunicação entre a Pró-Reitoria e os servidores da UEM através da rede. “No portal estará disponível, de forma ágil e segura, um conjunto de informações pessoais, funcionais e financeiras de interesse do servidor”, disse a pró-reitora Sônia Lucy Molinari. Segundo ela, o processo de construção do sistema durou cerca de quatro meses.

Valdinei Porfírio da Silva (NPD), um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Portal, disse que a ferramenta foi criada de acordo com as necessidades apresentadas pela PRH e que a oferta de serviços ainda será ampliada.

Nessa primeira etapa o servidor já pode usufruir de alguns benefícios como, por exemplo, emissão do contracheque, consulta da avaliação de desempenho, data de progressão na carreira, atualização de dados pessoais, entre outros. Consultas e pedidos de abono, de férias, de licença remunerada são alguns dos serviços que serão implantados gradativamente, após a atualização de dados, segundo informa a diretora de pessoal da PRH, Cecília Alexandre Remolli.

No endereço eletrônico da PRH (www.prh.uem.br) há um link para o Portal e para acessá-lo basta informar login e senha de e-mail da UEM. Feito isso, irá abrir uma tela com os links de navegação disponíveis, localizados no alto, à esquerda da página.

Para o reitor Júlio Santiago Prates Filho o novo Portal é uma ferramenta administrativa necessária, que irá garantir agilidade de serviços importantes para todos os servidores da UEM.

“O Portal do Servidor vai disponibilizar, de uma maneira mais ágil, moderna e econômica, serviços importantes para todos. Além de garantir uma maior transparência ao servidor, proporcionando facilidade de acesso e melhor conhecimento referente à sua vida funcional”, analisou o reitor.