O XX Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI) será realizado na UEM, de 27 deste mês a 1º de fevereiro. Na programação, palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, workshops, apresentações orais e de paineis, reuniões da Neotropical Ichthyological Association (NIA) e do Conselho da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) e assembleia geral. Além disso, está prevista premiação das melhores apresentações orais e em painéis dos estudantes de graduação ou de programas de pós-graduação que optaram por concorrer aos prêmios no ato da inscrição dos resumos.

O encontro discutirá vários assuntos de interesse da comunidade ictióloga, como sistemática e biogeografia, genética, ecologia e biologia, hidrelétricas, peixes marinhos, pesca marinha e interior, introdução de espécies, peixes ornamentais, ictioplâncton, ictioparasitologia, isótopos estáveis e interações peixes-hábitats, dentre outros. Segundo os organizadores, “nossa biodiversidade, ameaçada por diferentes motivos, deve ser diagnosticada, reconhecida e um olhar para o seu futuro deve ser incentivado nas atividades programadas. O uso indiscriminado da água, a poluição e a alteração dos hábitats aquáticos, sobretudo pelos barramentos, além das alterações climáticas são apenas algumas das ameaças à conservação da diversidade das espécies de peixes. Precisamos estabelecer estratégias frente ao conhecimento acumulado ao longo de décadas, para o desenvolvimento de novos modelos de estudos e ações, de maneira rápida e sistematizada”.

A premiação dos melhores trabalhos será feita pela Neotropical Ichthyological Association (NIA), com apoio da Wiley do Brasil. Os prêmios serão compostos de certificados de premiação com chancela do EBI e NIA, além de livros sobre assuntos ligados à ictiologia, de capa dura, com valores entre R$ 340,00 e R$ 600,00, publicados pela Wiley-Blackwell e oferecidos pela Wiley do Brasil, dentre outros.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) e pelo Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia (Nupélia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O Nupélia comemora 30 anos de fundação neste ano, juntamente com 30 anos da realização do I EBI, ainda como parte do Congresso Brasileiro de Zoologia (CBZ). O primeiro EBI realizado separadamente do CBZ já foi sediado pelo Nupélia em 1991, com muito sucesso. Mais informações pelo site http://ebi2013.sbi.bio.br/ebi.aspx.