Na tarde desta quarta-feira (16), na sala dos Conselhos Superiores da UEM, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A superintendente do Hospital, Magda Félix, calcula que com o novo Centro Cirúrgico equipado e com recursos humanos adequados, será possível praticamente quadruplicar o número de cirurgias e reduzir o tempo de espera no Hospital.

Ainda de acordo com a superintendente do HUM, o governo já liberou a primeira parcela do recurso, que soma de R$ 4.299.043,54 e será aplicado na primeira fase da obra. O processo de licitação também já foi concluído e o início das obras será ainda esta semana. A previsão é que até o fim de 2014 a primeira fase esteja concluída. Nesta etapa inicial serão construídas cinco novas salas de operações, que ocuparão 1.818, 27 metros quadrados de área construída.

Em 2013, serão liberados mais R$ 3 milhões, para a segunda etapa das obras do Centro Cirúrgico, que no total somarão 3.174 metros quadrados de área construída – no total, serão onze novas salas de operações. Não há data prevista para o começo da etapa seguinte. Os outros R$ 2 milhões serão destinados para obras no setor industrial do HUM.

Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que o Hospital Universitário sempre teve papel estratégico nas ações da secretaria, e que continuará buscando suprir as principais necessidades do HUM. O secretário ainda se comprometeu a reservar de R$ 5 a R$ 7 milhões do orçamento de 2014 para a construção de 100 novos leitos no Hospital.

O prefeito de Maringá, Roberto Pupin, enalteceu a parceria da prefeitura com o governo do estado e com a UEM, e destacou a qualidade do trabalho realizado pelos profissionais do Hospital Universitário. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, lembrou da importância do trabalho conjunto que está sendo realizado em favor de melhorias na área da saúde. O reitor ainda ressaltou a importância do HUM, não só como Hospital, mas também como escola, e o seu papel de referência no Paraná.

A superintendente do HUM, Magda Félix, destacou que as obras do Centro Cirúrgico representam a continuidade de um processo de desenvolvimento do Hospital, e que o ano de 2013 será importante, também para a ampliação de outros setores do HUM. O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, enalteceu o esforço contínuo de todos que trabalham para que o Hospital Universitário ofereça um serviço de excelência. O vereador Ulisses Maia lembrou que a Câmara Municipal de Maringá irá destinar parte do crédito de recursos que sobraram do orçamento de 2012 dos vereadores para construção da Casa de Apoio às Famílias dos Pacientes do HUM, para a Casa de Apoio à Gestante e para capela ecumênica do Hospital.

Assinatura de contratos

Na ocasião, também foram assinados contratos entre a UEM e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. São eles:

- Plano Operativo do Hospital Universitário Regional de Maringá
Valor do contrato: R$ 13.504.276,56 anual

- Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Valor do contrato: R$ 319.275,00 anual

- Análise de águas
Valor do contrato: R$ 52.620,00 anual

- Unidade de exames de imagem e contraste
Valor do contrato: R$ 360.000,00 anual