Após um processo de atualização, o Laboratório de Línguas do Instituto de Línguas (ILG) da UEM foi reinaugurado, no último dia 5. Ele foi equipado com 21 computadores, repassados pela Reitoria, e recebeu mobília nova, confeccionada pelo ILG.

Segundo a coordenadora do ILG, Jussara Olivo Rosa Perin, os equipamentos anteriores eram muito antigos e não podiam mais ser consertados por falta de peças. A nova estrutura está dentro das normas exigidas inclusive para que o Instituto seja um centro de aplicação de testes internacionais de proficiência. O ILG pleiteará a possibilidade de aplicar provas em todos os idiomas ministrados em seu interior: inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

Ainda de acordo com Jussara Perin, o laboratório também será usado para o ensino dos idiomas e como extensão da sala de aula. O Instituto está investindo também na aparelhagem das salas de aula com smart TVs e computadores para que possam ser usados métodos computadorizados. As melhorias permitirão também a oferta de cursos a distância, um dos próximos alvos do ILG, que faz parte da Comissão de Internacionalização da UEM e auxilia os programas Universidade Sem Fronteira, Paraná Fala Inglês e mobilidade acadêmica.

Na cerimônia de reinauguração, a coordenadora do ILG falou que toda internacionalização institucional deve passar pela existência de um instituto de línguas e que a UEM está um passo a frente nesse sentido. O reitor, Julio Santiago Prates Filho, destacou a importância do ensino e aprendizagem da língua estrangeira e, consequentemente, a do Instituto, no processo de internacionalização da UEM. O evento ainda contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Santos Leal Neto, que enalteceu a UEM, dizendo que a Universidade está sempre inovando e se destacando dentre as demais Instituições de Ensino Superior do estado.

Outras informações no bloco 29, fone 3011-4262 ou site: www.ilg.uem.br.