Destaque das diretrizes constantes do Anexo da Lei 886, sobre imagem do câmpus no Google Earth

As representantes da UEM no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, as professoras Ana Lúcia Rodrigues (DCS) e Fabíola Cordovil (DAU), informam à comunidade acadêmica que a prefeitura de Maringá fará uma Conferência Municipal de alteração da legislação urbanística complementar do Plano Diretor de Maringá no dia 10 de dezembro, às 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores. “São várias leis, mas, em especial, destacam-se a proposta do executivo respectiva à lei do Sistema Viário Básico (886/11) que mantém as diretrizes viárias para transposição do câmpus da UEM, já refutadas pelos conselhos superiores”.

Rodrigues comenta que, em desrespeito às negociações que buscam uma solução consensual que estão em andamento entre a UEM, a comunidade e a prefeitura, esta proposta de alteração da Lei 886/2011 sobre Diretrizes Viárias, corta a UEM com prolongamento de vias em três pontos: nas avenidas Duque de Caxias/Lauro Werneck; na avenida Herval/Demétrio Ribeiro; e entre o Hospital Universitário e a área da Agronomia, com prolongamento da Rua Ametista. Destaca-se ainda que a prefeitura embargou muitas das obras da UEM, além de outras autorizações, para forçar uma negociação que libere a transposição na forma proposta”. Em reunião com os Conselhos de Administração (CAD) e Universitário (COU) nesta segunda-feira, dia 3, as conselheiras informaram sobre o processo de convocação da Conferência e destacaram a importância de mobilização da UEM e de envio de representantes. As informações sobre a proposta do executivo estão no site da prefeitura (www.maringa.pr.gov.br/conferencia2012), no qual, devem ser realizadas as inscrições como Poder Público. Foi definido que cada setor da UEM deve indicar um representante que se credenciará como participante com direito a voz e voto, cujo nome deve ser enviado por e-mail ao Observatório das Metrópoles (observatorio@uem.br), até quinta-feira, dia 6. Também nesse mesmo dia (6/12), haverá uma reunião no auditório da Fadec, às 19h30, para discussão das propostas. Nesta terça-feira, dia 4, a partir das 15h30, no bloco 5 (sala 6), ocorre uma reunião prévia, para discussão dos conteúdos das leis.