Começaram, nesta segunda-feira (29), dois eventos simultâneos, promovidos pelo Departamento de Estatística (DES) da UEM: a IX Semana e a VII Jornada de Estatística. A conferência de abertura, intitulada Modelagem Estatística para Previsão de Resultados de Jogos Esportivos, foi ministrada pelo professor Francisco Louzada Neto, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP).

Louzada Neto falou sobre modelos estatísticos de previsão para torneios esportivos, como a Copa do Mundo e o Campeonato Brasileiro de futebol. O professor faz parte de um grupo de estudos que se baseia em diversos fatores para fazer as previsões. O grupo também administra a página www.previsaoesportiva.com.br, que divulga previsões para os resultados do Campeonato Brasileiro de 2012.

Os eventos estão sendo realizados no Anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio (Bloco F-67) e seguem até terça-feira (30), com o minicurso Visualização espacial de dados públicos, ministrado pelo professor Elias T. Krainski, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ainda haverá apresentação de pôster antes da cerimônia de encerramento.

Mais informações no site do evento, pelo e-mail 9semanaestat@gmail.com, ou pelo telefone (44) 3011-5337.