A professora Maria Luiza Rodrigues de Souza Franco, do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá, participou de dois capítulos do livro Tecnologia do Pescado - Ciência, Tecnologia, Inovação e Legislação. A obra, editada, organizada e idealizada por Alex Augusto Gonçalves, ficou em segundo lugar do Concurso Jabuti 2012, na categoria Tecnologia e Informática. O livro concorreu com 2.230 inscritos no concurso.

Lançando pela Editora Atheneu, o livro conta com a participação de 49 profissionais da área de pesca e aquicultura e aborda temas relacionados à ciência e a tecnologia do pescado. Maria Luiza  Franco escreveu dois capítulos, sendo eles: Transformação da pele do peixe em couro e Produção de gelatina de pescado, este em conjunto com Edson Minoru Yojima e Adriana Cristina Bordignon.

O livro está organizado em quatro sessões: Ciência do Pescado, Tecnologia do Pescado, Inovação e Legislação. Na primeira sessão são abordados os aspectos importantes da qualidade geral do pescado. Na segunda, o livro traz as tecnologias tradicionais e emergentes destacando informações sobre qual a melhor maneira de se processar e estocar o pescado de forma segura, como aumentar seu tempo de conservação, e como reter suas características originais como cor, sabor e valor nutricional.

Na parte relacionada à Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, é feita uma abordagem inédita sobre o processo de desenvolvimento de produtos oriundos da pesca e aquicultura, bem como, as inovações, ingredientes, aditivos e embalagens mais utilizadas, os principais problemas enfrentados no processo de desenvolvimento de produtos, entre outros.
Quanto ao capítulo Legislação, o livro traz as principais resoluções, portarias, instruções normativas, relacionadas ao setor pesqueiro, que estão disponíveis nas Américas e Europa.

A primeira colocação do prêmio, na categoria Tecnologia e Informática, ficou o livro Inteligência Artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina - Katti Faceli, Ana Carolina, João Gama, Andre Carlos Ponce - Grupo Gen e, na terceira colocação, Sistemas colaborativos - Mariano Pimentel e Hugo Fuks (Orgs.), Editora Elsevier.