A Universidade Estadual de Maringá sedia o 11º Encontro Paranaense de Genética, nestas quinta e sexta-feira, dias 31 de maio e 1º de junho. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do evento e presidente da regional da Sociedade Brasileira de Genética no Paraná, Maria Cláudia Ruvolo Takasusuki, fez informes sobre a eleição para a nova diretoria da SBG e sobre o Congresso Brasileiro de Genética, que será de 11 a 17 de setembro, em Foz do Iguaçu. Sobre o encontro paranaense, destacou que o objetivo é integrar acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores à pesquisa, ao ensino na área genética. Comentou que os participantes teriam acesso a pesquisadores qualificados.

A professora lembrou que o Paraná desenvolve pesquisas de qualidade nas várias áreas da genética, como genética animal, vegetal, mutagênese, melhoramento genético, em várias regiões do Estado. Para ela, com a globalização, a integração entre as instituições de ensino e de pesquisa se torna essencial. A integração e trabalhos conjuntos podem gerar frutos, promovendo alinhamento para o desenvolvimento da pesquisa básica e da aplicada e ainda da sociedade.

O diretor do Centro de Ciências Biológicas, Luiz Carlos Correa, fez um resgate dos primórdios da genética e falou sobre sua evolução, reconhecendo a importância da genética na ciência brasileira e o papel do Paraná na área. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, é uma honra para a UEM sediar o evento. Destacou que ele só ocorreu porque “temos pessoas que se envolvem apaixonadamente pelo tema, com muita qualidade e excelência. Citou que a UEM, embora relativamente jovem, com 42 anos já conta com 34 programas de pós-graduação Stricto sensu, dos quais, 21 de doutorado.

Ressaltando a importância da pesquisa na área genética e do papel das universidades estaduais do Paraná no desenvolvimento de pesquisa e trabalhos na área, cobrou mais investimentos para a área. Parabenizando o CCB, disse que é o centro com mais professores titulados. Mais de 90% são doutores, dos quais, a maioria envolvida em grupos de pesquisa, na pós-graduação, no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços.

Logo após a solenidade de abertura, o professor João Lúcio Azevedo, professor visitante da UEM, falou sobre os Caminhos da Genética Brasileira. Além das palestras, estão programados minicursos, sessões coordenadas, paineis e genética na praça, esta última atividade será realizada em tendas montadas em frente ao bloco B-33 (PDE), nesta quinta-feira, das 18 às 22 horas, com aulas práticas e experimentos.

O encontro é promovido pelo Departamento de Biologia Celular e Genética da UEM e Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Informações pelo telefone  (44) 3011-4678 ou site www.dbc.uem.br/11epg.htm.