A Universidade Aberta da Terceira Idade da UEM (Unati) debate, nesta quinta-feira, dia 31, o tema Políticas Públicas para Idosos: avanços e desafios. Três convidados vão explorar o assunto sob os pontos de vista jurídico, de governo e da sociedade: José Antônio Peres Gediel, Mario Luiz Neves de Azevedo, e Ênio Verri. As atividades serão a partir das 13h30, no anfiteatro do Bloco I-12, no câmpus da UEM.

Gediel, que é titular da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania/Seju, falará sobre Políticas Públicas para o Idoso: a defesa dos direitos do cidadão. Ele também é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná e procurador do Estado do Paraná. Com doutorado em Direito, atua na área de Direito Privado. Suas linhas de pesquisa são: Propriedade e Política Urbanas e Instrumentos Jurídicos de Mediação dos Conflitos Fundiários; Biotecnologia, Diretos Humanos e Desenvolvimento; Direito Cooperativo e Cidadania; Projeto Virada de Copérnico/Diálogos de Direito Civil - Linha de Pesquisa Direito Civil Contemporâneo, abrangendo as áreas de cooperativismo, economia solidária, direitos de personalidade, biotecnologia, direitos humanos, ensino jurídico, direito civil, código civil, bioética e genoma humano.

Azevedo discorrerá sobre Políticas Públicas para o Idoso no Âmbito da Educação. Ele é professor associado da UEM, pesquisador do CNPq, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2, atua nas linhas de pesquisa: História e Historiografia da Educação; Política Públicas para a Educação; e Políticas Públicas e Educação Superior. Foi vice-reitor da UEM de 2006 a 2010. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação.

Verri explorará o tema Políticas Públicas para o Idoso: o papel do Estado. Ele é deputado estadual  e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná. Possui mestrado e doutorado em Economia. Foi secretário de Fazenda de Maringá, entre 2001 e 2003, e secretário de Governo de Maringá entre 2003 e 2004. Já foi Assessor Técnico da Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná; atuou como chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A coordenadora da Unati, Regina Taam, explica que o evento pretende ser um espaço para reflexão sobre as políticas públicas para o idoso, capacitação dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Maringá e região e de socialização de conhecimento para alunos da Unati, dos cursos de graduação e pós-graduação da UEM e comunidade externa.

Outras informações na secretaria da Unati, bloco 123, ou pelos telefones (44) 3011-8995 e 3011-5096.